Cursos de capacitação do PJe para magistrados, advogados e procuradores estão disponíveis no site do TSE

Objetivo é preparar usuários do sistema que será implementado nas Zonas Eleitorais a partir de 20 de agosto

Pessoa mexendo em um notebook e a legenda "Processo Judicial Eletrônico"

Estão disponíveis no Portal EaD do Tribunal Superior Eleitoral cursos de capacitação sobre o Processo Judicial Eletrônico para magistrados, advogados e procuradores eleitorais. O objetivo do TSE é preparar os futuros usuários do sistema, que será implementado no primeiro grau da Justiça Eleitoral em todo o país a partir de 20 de agosto.

Em junho deste ano, o TSE iniciou a implantação do projeto de educação a distância para capacitar os usuários na utilização da versão 2.1 do PJe e disponibilizou os cursos online a partir de julho.

Durante os meses de julho e agosto, o TSE também realizou presencialmente cursos de multiplicadores do PJe para os órgãos do Ministério Público de cada estado e para representantes estaduais da OAB. Para os magistrados de Santa Catarina, será enviado um manual prático confeccionado pela Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC e que também estará disponível na extranet.

Os tutoriais do TSE ficarão disponíveis no Portal EAD permanentemente e os usuários cadastrados receberão notificações quando houver alguma atualização. De acordo com Aline Paola de Gouveia de Godoy, coordenadora de atividades judiciárias e correcionais do TRE-SC, “ressalta-se a necessidade de que todos os envolvidos realizem os treinamentos disponibilizados pelo TSE, pois nesse momento a capacitação é fundamental para o bom uso do sistema. O curso está muito bom e agradável de ser executado”.

Aqueles que tiverem alguma dificuldade técnica na utilização do sistema devem entrar em contato com a TI do seu respectivo órgão. "O TRE-SC firmou parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público Eleitoral e OAB, a fim de permitir a prestação de suporte eficiente. Em vista disso, havendo problemas, o usuário deverá entrar em contato com a TI de seu órgão que, havendo necessidade, acionará a TI deste Tribunal para a resolução dos problemas apresentados", explica Aline.

O PJe vem tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável, indo ao encontro do alinhamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral catarinense. Na página do TRE-SC, é possível acessar os materiais didáticos utilizados nos cursos de capacitação para o Processo Judicial Eletrônico.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido