Zona Eleitoral de São José apoia projeto Cidade Mirim

Projeto é uma iniciativa do Colégio Visão para que alunos tenham contato com o processo democrático

Juiz eleitoral e chefe de cartório da Zona eleitoral de São José conversando com estudantes do q...
Juiz eleitoral, Otávio Minatto, ao centro da foto

Foi realizada, na segunda (19), a eleição para prefeito e vereadores do projeto Cidade Mirim, do Colégio Visão - Unidade Campinas, com empréstimo de duas urnas eletrônicas e suporte técnico de servidores da 29ª Zona Eleitoral, de São José. A preparação das urnas e instrução à ZE ficou a cargo da Coordenadoria de Eleições do TRE-SC. Ao todo, foram 23 alunos candidatos e 156 eleitores.  

Além do empréstimo das urnas, o juiz eleitoral da 29ª ZE, Otávio Minatto, decidiu realizar uma conversa descontraída com os alunos do 5º ano, que fazem parte do projeto, para explicar a função da Justiça Eleitoral e a segurança do processo de votação.

O evento foi realizado na última quinta (15), entre o juiz, a chefe de cartório, Laís Nunes, e os estudantes. Além de explicar a função da Justiça Eleitoral, o juiz ainda esclareceu quais são as suas atividades e, ao final, juntamente com a chefe de cartório, apresentou a urna eletrônica aos alunos.

O objetivo da iniciativa foi o de contribuir para a formação cidadã e participação política de jovens estudantes. “Foi uma atividade extremamente gratificante, pois acredito que é papel da Justiça Eleitoral dar apoio a esses projetos e esclarecer os nossos futuros eleitores”, afirmou Laís. 

O Projeto Cidade Mirim é uma iniciativa do colégio para que os alunos tenham contato com o processo democrático. Os alunos são candidatos e eleitores, realizando campanhas para propor melhorias na escola.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido