Campanha da Biometria está no ar há 2 meses. Acompanhe os dados!

150 mil novos eleitores biometrizados no estado desde 8 de maio

Foto de uma impressão digital.

Nesta segunda-feira (8), completa dois meses a campanha da biometria lançada pelo TRE-SC, com a meta de atingir 1 milhão de eleitores catarinenses até o fechamento do cadastro eleitoral, que ocorre em maio de 2020. Até o momento, desde o lançamento da campanha, foram alcançados mais 3,38% de eleitores, número que representa 149.072 eleitores aptos a votar da forma mais segura: com biometria.

No início da campanha, Santa Catarina tinha 3.389.372 eleitores biometrizados, o que correspondia a 66,26% dos 5.114.910 eleitores do estado. O objetivo atual, de atingir 1 milhão de eleitores, representa cadastrar biometricamente 85% do eleitorado para as eleições de 2020, ou seja, 4 milhões e 400 mil eleitores.   

Nos próximos 10 meses de campanha a Justiça Eleitoral pretende levar mais 850 mil eleitores até os cartórios para que também façam sua biometria. O desafio se torna maior por conta dos municípios em que não está ocorrendo o processo de revisão de eleitorado, e por isso mesmo, o comparecimento do eleitor é espontâneo.

Há casos, como o de Praia Grande e São João do Sul, ambos pertencentes à 54ª Zona Eleitoral (Sombrio), em que apenas 7,83% e 9,54% do eleitorado, respectivamente, já fez sua biometria. E, apesar de não ser obrigatório, o comparecimento dos eleitores é imprescindível não é só em razão da biometria, mas para que regularizem sua situação eleitoral e votem onde realmente possuem vínculo e usufruem dos serviços públicos.

Para evitar filas, e para sua maior comodidade, o eleitor pode agendar o atendimento através do site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888. O eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

A campanha conta com divulgação pelas mídias sociais institucionais, materiais para rádios e TVs e ações locais nas Zonas Eleitorais do estado. Os eleitores devem comparecer nos cartórios eleitorais responsáveis pelos municípios em que residem, informação que podem obter no site do Tribunal: www.tre-sc.jus.br.

 

Sobre a Biometria

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Nenhum eleitor consegue se passar por outro.

 

Biometria em Santa Catarina

Em 2008, a biometria começou a ser implantada em Santa Catarina no município de São João Batista, um dos três escolhidos a participar do projeto-piloto para a adoção do procedimento no Brasil. Nas eleições de 2008, a cidade foi a primeira do país a eleger um prefeito pela votação biométrica.

Em 2015, o procedimento tornou-se obrigatório em Joinville, Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Blumenau. E em junho de 2015 aconteceu a oficialização da obrigatoriedade do cadastramento em Blumenau.

Santo Amaro da Imperatriz, por sua vez, finalizou o cadastro biométrico com sucesso, em agosto de 2015. Biguaçu, em novembro do mesmo ano. No dia 22 de março de 2016, a biometria foi concluída em Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça. No total, dos 1.306.860 eleitores catarinenses das cinco cidades, 1.113.402 realizaram o procedimento. O que significa dizer que 85,2% do eleitorado que tinha obrigatoriedade foi biometrizado nessas localidades.

Com o final das Eleições 2016, a Justiça Eleitoral retomou a biometria em Santa Catarina. A partir daí, houve a implantação gradativa nos 98 cartórios eleitorais do estado e, desde 3 de julho de 2017, todos os eleitores que comparecem ao cartório responsável pelo seu município são cadastrados biometricamente.

Em 2019, 72 municípios catarinenses já passaram pela revisão do eleitorado, processo em que o comparecimento dos eleitores é obrigatório. Outros 50 municípios estão passando pelo mesmo processo. Nos demais 173 municípios catarinenses, a biometria é realizada de forma ordinária, sem a obrigatoriedade do comparecimento do eleitor.  

 

Por Sylvia Weidemann

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido