Congresso Catarinense de Direito Eleitoral debate práticas para aprimoramento das Eleições 2020

Inscrições online foram finalizadas no dia 19 de novembro, mas os interessados em participar ainda poderão se inscrever gratuitamente no dia do evento

Logo do Congresso Catarinense de Direito Eleitoral

Democracia judicializada, impacto das fake news nas eleições e compliance partidário são alguns dos temas que serão debatidos no 7º Congresso Catarinense de Direito Eleitoral, sediado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no dia 21 de novembro. O evento deve reunir profissionais para discutir os principais temas da área e possibilitar aos agentes envolvidos no processo eleitoral a conscientização de práticas que contribuam para o aperfeiçoamento das eleições de 2020.

O evento será realizado no Auditório do 1º andar da Casa do Barão, rua Bocaiúva, 1750, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. As inscrições pelo site do MPSC se encerraram em 19 de novembro, mas será possível aos interessados inscrever-se gratuitamente no dia do evento (21), preferencialmente das 8h às 9h horas. As vagas são destinadas a membros e servidores do MPSC, magistrados, advogados, dirigentes partidários, servidores da Justiça Eleitoral, contadores, integrantes dos meios de comunicação e estudantes.

O Congresso Catarinense de Direito Eleitoral é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina, por meio da Comissão de Direito Eleitoral, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), com o MPSC e com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).

Confira a programação provisória:

8h30 - 9h Credenciamento

9h - 9h45 Cerimônia de Abertura:

Composição da Mesa de Honra: Rafael de Assis Horn (Presidente OAB/SC, Ex-Juiz do Pleno do TRE-SC), Des. Cid Goulart (Presidente TRE-SC), Fernando da Silva Comin (Procurador-Geral de Justiça do MPSC), Deputada Marlene Fengler (Presidente da Escola do Legislativo, representando a ALESC em nome do Deputado e Presidente Julio Garcia) e Marcello Côrrea Petrelli (Presidente da ACAERT).

Discursos de Abertura

9h45 - 10h30

Palestra de Abertura: Pedro Roberto Decomain (Promotor de Justiça em SC e professor titular da Universidade do Contestado)

Tema: Democracia Judicializada

10h30 - 12h

Mesa 1: Uso das mídias sociais como forma de propaganda eleitoral e o impacto das Fake News no pleito. O efetivo combate a desinformação nas Eleições 2020.

Coordenador 1: Renata Pereira Guimarães (Membro da Comissão Direito Eleitoral da OAB/SC)

Painelista 1: Fabrício Pinto Weiblen (Promotor de Justiça em SC e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa - CMA/MPSC)

Painelista 2: Diogo Rais (Advogado/SP)

Painelista 3: Marcelo Côrrea Petrelli (Presidente ACAERT)

Debate

12h

Intervalo para Almoço

13h30min-15hs 

Mesa 2: Compliance partidário: Tensão entre democracia interna dos partidos, candidaturas femininas e distribuição dos fundos.

Coordenador 2: Amélia Regina da Silva, Promotora de Justiça e Diretora do CEAF/MPSC.

Painelista 4: Wilson Pereira Júnior (Juiz Eleitoral e Diretor da EJESC)

Painelista 5: Claudia Bressan (Advogada/SC)

Painelista 6: Joelson Dias (Advogado/DF - Ex-Ministro do TSE)

Painelista 7: Denise Goulart Schlickmann

Debate

15hs-16h30min

Mesa 3: Possibilidade de candidaturas avulsas no Sistema Eleitoral Brasileiro

Coordenador 3: Dra. Luiza Gamba, juíza TRF4/SC

Painelista 8: Gabriela Schelp, advogada/SC

Painelista 9: Moacir Pereira (Advogado e Jornalista)

Painelista 10: Mauro Prezotto (Advogado/SC)

Painelista 11: Carlos Enrique Arrais Caputo Bastos (Advogado/DF)

Debate

17hs-18h30min

Palestra de Encerramento

Mark Victor Tushnet (Professor de Direito na Harvard Law School)

Conferência de Encerramento

Coordenadores: Wilson Pereira Júnior (Juiz Eleitoral e Diretor da EJESC), Paulo Fretta Moreira (Presidente da Comissão de Direito Eleitoral OAB/SC), Procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano (Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC), Marcelo Ramos Peregrino Ferreira (Membro da Comissão Especial de Estudo da Reforma Política do Conselho Federal da OAB - Ex-Juiz do Pleno do TRE-SC).

Fonte: MPSC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido