Revisão do eleitorado segue em 29 municípios catarinenses

Dos 5 milhões de eleitores aptos a votarem, 73,5% já realizaram seu cadastramento biométrico

Eleitor realizando cadastramento biométrico.

A revisão biométrica obrigatória está sendo realizada em 29 municípios de Santa Catarina. Atualmente, 73,5% do eleitorado catarinense já está biometrizado, totalizando 3.750.633 dos 5.101.570 eleitores aptos a votarem no estado.

Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem como objetivo cadastrar biometricamente 85% dos eleitores do estado.

O município em revisão com maior percentual de eleitores biometrizados é São Bernardino, com 80,7%. Já o com menor percentual é Presidente Nereu, com apenas 18,6% de seu eleitorado cadastrado biometricamente. A revisão em ambos os municípios termina em 08/11.

No dia 31 de outubro, 10 cidades encerram suas revisões: Chapadão do Lageado, Erval Velho, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Larcerdópolis, Leoberto Leal, Petrolândia, União do Oeste e Vidal Ramos.

Cada município possui um cronograma específico com prazos durante os quais os eleitores devem comparecer aos locais designados, apresentando seus documentos pessoais e comprovante de vínculo eleitoral.

O eleitor que não comparecer até o fim da revisão terá seu título cancelado e não poderá votar nas eleições municipais de 2020, além de proibição de obter passaporte, renovação de matrícula em instituições públicas de ensino, inscrever-se em concurso público, entre outras sanções.

Até o final do ano, 126 municípios terão passado pelo processo de revisão em todo o estado. Além disso, todos os demais cartórios eleitorais de Santa Catarina estão realizando o cadastramento biométrico, com o comparecimento espontâneo do eleitor.

A revisão do eleitorado visa garantir os direitos de cidadania e o fortalecimento da segurança e transparência do processo eleitoral, no intuito de ampliar o número de eleitores catarinenses cadastrados biometricamente e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.

Por Ana Sophia Sovernigo / Suelen Rocha

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido