TRE-SC inaugura posto de atendimento em Luiz Alves

Presidente e vice-presidente do TRE-SC participaram de cerimônia nesta segunda-feira (9)

Primeira eleitora atendida no Posto de Atendimento do município de Luiz Alves, juntamente com os...
Da esq.: vice-presidente do TRE-SC, des. Jaime Ramos; Jaci Schmitt; presidente do TRE-SC, des. Cid Goulart Júnior; e prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber

Nesta segunda-feira (9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cid Goulart Júnior, inaugurou um posto de atendimento eleitoral em Luiz Alves, em razão do início do processo de revisão do eleitorado no município. Serão seis guichês para a coleta de digitais, foto e atualização de dados de 8.769 eleitores.

Durante a cerimônia realizada no novo posto, o presidente do Tribunal falou da importância do alinhamento entre o número de eleitores e o de habitantes. “A revisão do eleitorado vem ao encontro da promoção de um cadastro eleitoral fiel à realidade, estimulando que o cidadão vote no município onde estão concentrados seus interesses, como residência, trabalho e relações sociais”, afirmou. O desembargador agradeceu o empenho da Prefeitura e da Câmara Municipal na implantação do posto, revelando sua satisfação em já encontrar, antes mesmo da inauguração, eleitores aguardando para realizar o seu cadastramento biométrico. “Isso é uma demonstração clara da consciência do eleitor luizalvense, de querer exercer plenamente a sua cidadania através do direito de votar”, finalizou.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, destacou a permanente modernização da Justiça Eleitoral, “preocupada com a segurança do processo de votação e com o próprio eleitor”. Ao citar inovações como a introdução da urna eletrônica e a biometrização do cadastro para identificação dos eleitores, o desembargador foi veemente ao tratar do tema “fake news”. “Quem produz desinformação, quem produz fake news sobre a Justiça Eleitoral e o processo eletrônico de votação, certamente não conhece o funcionamento da instituição e de seus sistemas eleitorais. Todos são convidados a participar e, inclusive, auditar os nossos processos no período eleitoral, sejam cidadãos, partidos políticos, Ministério Público, entre outras entidades interessadas no pleito”, concluiu.

O prefeito do município de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber, fez um apelo aos eleitores para que compareçam ao posto a fim de exercer a sua cidadania. “Estamos abrindo este espaço novo e adequado para que a nossa comunidade atenda ao chamado da Justiça Eleitoral, realizando a sua biometria até 6 de dezembro, quando o presente processo será encerrado no município”, disse.

Ao término da cerimônia de inauguração do posto, Jaci Schmitt foi a primeira eleitora a realizar a revisão e ter seus dados biométricos coletados. “Deu tudo certo com as minhas digitais. Foi bem fácil e rápido”, elogiou.

O posto de atendimento de Luiz Alves está instalado na Rua Vereador Crisóstomo Gesser, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Vila do Salto.

Estiveram presentes na cerimônia, além do presidente do TRE-SC, do vice-presidente e corregedor do TRE-SC, e do prefeito de Luiz Alves, o diretor-geral da Instituição, Daniel Sell; o vice-prefeito, Vanderlei Rossi; o presidente da Câmara Municipal, Laerte Schveitzer; o procurador-geral do município de Navegantes, Edilson Antônio dos Santos, representando o prefeito, Emílio Vieira; o representante da OAB de Navegantes, Juliano Luís Pereira; vereadores e secretários de Governo de Luiz Alves.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido