Inovações na quarentena envolvem contas eleitorais e partidárias

Secretaria de Controle Interno e Auditoria do TRE-SC mantém os trabalhos essenciais por meio da troca de mensagens em grupos, videoconferências e uso de ferramentas de compartilhamento de arquivos.

Denise Schlickmann comenta sobre as inovações da SCIA durante a quarentena

As medidas de isolamento social adotadas pelo Governo do Estado, para evitar o maciço contágio da população pelo SARS-CoV-2 (coronavírus), em atendimento às orientações da Organização Mundial da Saúde, levaram as diversas unidades do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina a valer-se do trabalho remoto para o desempenho de suas atribuições, desde o dia 18 de março de 2020.  

A adoção desse regime diferenciado de trabalho tem possibilitado a manutenção das atividades essenciais da Justiça Eleitoral, bem como a implementação de novas soluções, para superar a barreira do distanciamento social, a exemplo do que vem fazendo a Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCIA).

A Unidade tem mantido a maior parte de sua rotina, graças à tecnologia disponibilizada para o trabalho remoto. Assim, atividades como análise e tramitação de processos de pagamento, análise de contas eleitorais e partidárias e atividades de auditoria não foram paralisadas. Os processos vêm sendo despachados e o suporte aos cartórios eleitorais também prossegue normalmente.

A comunicação entre a equipe da SCIA tem ocorrido por meio de grupo de mensagem instantânea, tanto por vídeo conferência, como por mensagens. Por meio dos grupos criados nesse período, são deliberadas estratégias, reportadas as atividades em tramitação, servindo também como ferramenta de integração e compartilhamento de experiências e questões do dia a dia, minimizando os efeitos do isolamento social.

Dentre as novas rotinas implementadas pela SCIA, foi criada conta no Google Drive para disponibilizar às Zonas Eleitorais conteúdo que, originalmente, estaria disponível apenas na Intranet, permitindo sua consulta remota, ainda quando não acessível a rede interna do TRE-SC.

Medidas inovadoras e criativas como essas possibilitam a Justiça Eleitoral a prosseguir na prestação dos serviços à sociedade catarinense.

Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido