Manual contendo normas das Eleições 2020 é atualizado com Emenda Constitucional que adia o Pleito

Lex Eleitoral catarinense é uma das primeiras publicações eleitorais no país a ser atualizada com a Emenda

Capa da segunda edição do manual contendo as normas das eleições 2020

A segunda edição da Lex Eleitoral, manual que contém as principais normas relativas às Eleições 2020, está disponibilizada no site do TRE-SC. A principal modificação desta versão é a inserção da Emenda Constitucional n. 107/2020, que adia o primeiro e o segundo turno do pleito deste ano para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. A Lex Eleitoral catarinense é uma das primeiras publicações eleitorais no país a ser atualizada com a Emenda.

Com o adiamento das Eleições, os prazos eleitorais respectivos também foram postergados, no entanto, isso só será modificado na Lex Eleitoral após a aprovação do novo Calendário Eleitoral pelo Pleno do TSE, que deve ocorrer em agosto.

Além da Emenda Constitucional, o manual reúne as normas do TSE e do TRE-SC editadas até o momento, a Lei de Inelegibilidade, a Lei das Eleições, a matéria eleitoral constante na Constituição Federal e tabelas de prazos de desincompatibilização. Neste ano, a publicação está disponível apenas na versão online, dessa forma, pode ser modificada quantas vezes forem necessárias.

A publicação é destinada a todos os operadores do Direito Eleitoral, mas principalmente para os que estão envolvidos diretamente com as eleições, como magistrados, membros do Ministério Público, servidores, advogados, partidos políticos, candidatos, responsáveis pelo marketing e contas das campanhas, entre outros.

Editada desde 2004, a Lex Eleitoral é organizada pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRE-SC e está disponível dentro do Catálogo de Publicações do Tribunal, que agora conta com uma nova página de apresentação onde estão os links para acesso direto aos documentos.  

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido