PGE de Santa Catarina promove evento online sobre atuação dos agentes públicos nas eleições de 2020

Colóquio contará com participação do diretor da EJESC e juiz do Pleno do TRE Wilson Pereira Junior.

A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC), por meio do Centro de Estudos (Cest), promove, na próxima quarta-feira, 10 de junho, um colóquio online para tratar da atuação dos agentes públicos em ano eleitoral. O evento é destinado, especialmente, aos agentes públicos estaduais e municipais, além de interessados em geral e será transmitido pelo canal oficial da PGE de Santa Catarina no Youtube.

O procurador-chefe do Centro de Estudos, Bruno de Macedo Dias, destaca a importância das reflexões acerca do tema. “A democracia é um valor fundamental do Estado Brasileiro e todos os agentes públicos precisam ter um cuidado elevado para que a máquina pública não ocasione desigualdades nesse período eleitoral. É indispensável que todos os agentes públicos busquem se informar sobre a atuação nesse período para evitar prejuízos à democracia e uma futura responsabilização em caso de descumprimento das condutas vedadas”, destacou o procurador do Estado. 

O evento virtual será realizado em dois módulos: das 10h às 12h e das 17h às 19h. O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, fará a abertura das palestras pela manhã; seguido pela procuradora do Estado, Jocélia Lulek, responsável pela atualização do Manual das Eleições 2020, lançado pela PGE no mês de abril (link para manual). Na sequência, ainda pela manhã, palestrará o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Wilson Pereira Júnior, e o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Pedro Roberto Decomain. 

No período da tarde, a partir das 17h, o encontro proporcionará um debate entre o procurador do Estado e procurador-chefe do Cest, Bruno de Macedo Dias, com os convidados da manhã, o juiz do TRE/SC Wilson Pereira Júnior e o promotor do MPSC, Pedro Roberto Decomain. A mediação será feita pelo procurador do Estado e procurador-chefe da Consultoria Jurídica da PGE, Marcelo Mendes. 

 

 

Confira abaixo a programação completa: 

Data: 10/06/2020

Palestras: 10h às 12h

Abertura do evento: procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Alisson de Bom de Souza

Orientações aos agentes públicos no período eleitoral: procuradora do Estado de Santa Catarina, Jocélia Lulek

Aspectos controvertidos da jurisprudência eleitoral: juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Wilson Pereira Júnior

Condutas Vedadas em Ano Eleitoral: promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Pedro Roberto Decomain

Debate: 17h às 19h

Debatedores: procurador-chefe do Centro de Estudos da PGE/SC, Bruno de Macedo Dias; juiz do TRE/SC, Wilson Pereira Júnior; promotor de Justiça do MPSC, Pedro Roberto Decomain

Mediador: procurador-chefe da Consultoria Jurídica da PGE/SC, Marcelo Mendes

(colaboração Pablo Mingoti)

Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 99131-5941 / 98843-2430

Fonte: PGE/SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido