ASCOM intensifica trabalho online durante quarentena

Uma das principais atividades da ASCOM tem sido participar do Gabinete de Crise do TRE-SC.

Vídeo com depoimento da assessora de comunicação social, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves

Trabalhar utilizando ferramentas digitais não é novidade para a Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC. O contato virtual já era feito com veículos de imprensa, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e e-mails, algumas entrevistas com servidores e juízes do Tribunal já eram realizadas via videoconferência e a divulgação de conteúdos e contatos com eleitores nas redes sociais eram constantes. No entanto, durante a quarentena, essa rotina foi intensificada para a ASCOM.

O trabalho da Assessoria durante esse período inclui reuniões diárias para discussão de pautas, via videoconferência, entre servidores e equipes, e o uso de aplicativo de mensagens instantâneas para resolver demandas urgentes e cotidianas de maneira ágil. Uma das principais atividades da ASCOM tem sido participar do Gabinete de Crise do TRE-SC, auxiliando nas demandas relacionadas à comunicação interna e externa.

Além das matérias já agendadas a partir do Plano Anual de Comunicação e do Plano de Divulgação das Eleições, a Assistência de Imprensa passou a produzir notícias sobre as inovações dos setores do TRE-SC durante a quarentena, com entrevistas via e-mail e Whatsapp, e publicações no site remotamente, graças ao suporte da STI, que viabilizou a instalação dos computadores nas casas de servidores e colaboradores. O acompanhamento das sessões judiciais, que já era realizado na Sede, passou a ser feito a distância, assim como a divulgação das notícias de processos que geram interesse público.

O uso das redes sociais para diálogo com o público interno e externo também aumentou. Em parceria com a Ouvidoria, a Assistência de Comunicação Institucional produziu publicações para as mídias com o intuito de informar agilmente sobre as medidas tomadas pelo TRE durante o período de isolamento social. Já a produção de faixas, e-flyers e cartazes continua sendo realizada normalmente, com maior foco em artes para uso digital.

A equipe de Assistência Audiovisual, responsável por vídeos e spots, tem criado grupos no Whatsapp para cada demanda. Assim, o processo de criação se tornou mais ágil e dinâmico. Além disso, o setor tem orientado, a distância, os próprios entrevistados a como produzirem vídeos que são publicados na Intranet, Youtube e outras redes sociais. A produção de vídeos institucionais, de campanhas e de orientações aos eleitores também foi possível graças ao trabalho remoto com computadores do Tribunal.

A área administrativa da ASCOM, por sua vez, continua realizando a tramitação de processos de pagamento e aquisições, a análise de documentação e editais, o agendamento de entrevistas - que agora são realizadas exclusivamente por videoconferência ou ligações -, e esclarecimento de dúvidas, tudo isso graças ao uso de aplicativos de mensagens instantâneas e contato via e-mail.  

De acordo com a assessora de comunicação social, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves, “neste período de quarentena, estamos produzindo muito mais e, para isso, tivemos que reinventar as formas de trabalho, ampliando o uso das tecnologias virtuais. Com certeza é um grande aprendizado a cada dia, mas o mais importante é que estamos conseguindo realizar as demandas com eficiência, eficácia e, principalmente, com a colaboração e o envolvimento de todos”.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

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