Confira as principais informações divulgadas na coletiva de imprensa desta sexta-feira (18) sobre as Eleições 2020

Entre os temas apresentados estavam a propaganda eleitoral, mesários, registro de candidaturas, urna eletrônica, divulgação dos resultados, prestação de contas e combate à desinformação.

Coletiva de imprensa virtual com o presidente do TRE-SC des. Jaime Ramos

Foi realizada, nesta sexta-feira (18), uma coletiva de imprensa com o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Carioni, e demais membros da Alta Administração do Tribunal sobre os principais assuntos relativos às Eleições 2020.

Entre os temas apresentados estavam a propaganda eleitoral, mesários, registro de candidaturas, urna eletrônica, divulgação dos resultados, prestação de contas e combate à desinformação. Todo o conteúdo exposto pelo presidente do TRE pode ser acessado na íntegra neste documento .

A coletiva teve como objetivo qualificar ainda mais a cobertura do processo eleitoral de 2020, auxiliando jornalistas em suas dúvidas e no levantamento de possíveis pautas. O vídeo completo da coletiva pode ser conferido neste link .

Após as apresentações, os jornalistas puderam fazer questionamentos diretamente aos participantes da coletiva. Ao final do evento, foi apresentada a cartilha “Estatísticas Eleitorais 2020”, contendo os principais dados relativos ao pleito deste ano, incluindo o eleitorado, orçamento, recursos humanos, limites de gastos para candidatos e quantitativo de urnas eletrônicas. A cartilha pode ser acessada neste link .

Lista de vídeos “Eleições em Pauta”

Também com o intuito de auxiliar o trabalho dos jornalistas e veículos de comunicação do estado na cobertura do pleito, o TRE-SC disponibilizou a lista de vídeos intitulada “Eleições em Pauta” em seu canal no Youtube, com as principais informações relativas às Eleições 2020.

A lista de vídeos contém, além da coletiva de imprensa realizada com o presidente do TRE-SC, quatro vídeos com gestores do Tribunal abordando os seguintes temas: segurança da urna eletrônica, financiamento de campanha, propaganda eleitoral e registro de candidatura.

No vídeo sobre segurança da urna eletrônica , o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Eron Domingues, explica os principais aspectos relacionados à segurança do processo eleitoral eletrônico. Entre os temas apresentados estão as audiências envolvendo a votação eletrônica, o histórico dos processos de votação e da informatização do voto, detalhes sobre a segurança da urna eletrônica e como o processo de votação funciona no dia da eleição.

Já o material sobre financiamento de campanha e prestação de contas nas Eleições 2020 , apresentado pela secretária de Controle Interno e Auditoria do TRE-SC, Denise Schlickmann, aborda as principais questões sobre o tema, incluindo as doações, o financiamento coletivo, o autofinanciamento, o limite de gastos, as regras de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e os novos prazos do Calendário Eleitoral.

Os desafios e novidades envolvendo a propaganda eleitoral para as Eleições 2020 são apresentados nesta série de vídeos pela coordenadora de Atividades Judiciárias e Correcionais, Aline Paola de Godoy, que aborda temas como a pandemia, a realização de comícios, a propaganda eleitoral na internet, a desinformação, o que está permitido e proibido e a participação de candidatos em debates e entrevistas.

Por fim, o vídeo sobre registro de candidaturas , apresentado pelo assessor jurídico do TRE-SC, Hugo Vieira Neves, trata dos aspectos relevantes envolvendo o registro, como os prazos, as regras, a cota de gênero e o sistema Candex.

Para assistir aos vídeos, basta acessar a playlist neste link .

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido