TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
 

Urna eletrônica

Início conteúdo

Urna eletrônica

A urna hoje conhecida, inicialmente chamada de coletor eletrônico de voto (CEV), é o resultado de vários estudos da Justiça Eleitoral, que teve como objetivo identificar as alternativas para a automação do processo de votação e definir as características e medidas necessárias à sua implementação nas eleições de 1996 e subseqüentes. Vários testes, bem sucedidos, com uso de sistemas eletrônicos de votação ocorreram em Santa Catarina.

Basicamente, a urna é um computador pessoal apresentado em um leiaute específico para receber votos. Composta pelo terminal do eleitor (onde ocorrem a supervisão no processo de inicialização, processamento de dados, aquisição de votos e controle do processo de encerramento) e o microterminal (onde é feito o controle do processo de votação, habilitação dos eleitores para a votação e monitoramento do ciclo de votação) é disposta na seção eleitoral conforme imagem a seguir:

Disponibilizamos no menu lateral informações e imagens sobre a urna, seus diferentes modelos, as mídias para armazenamento de dados e o quantitativo de urnas eletrônicas utilizadas em Santa Catarina, além de outras informações sobre o processo eleitoral informatizado.

Os interessando poderão obter mais informações na página Biometria e Urna Eletrônica, do Tribunal Superior Eleitoral.