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Cartório de Urussanga passa a atender somente mediante agendamento

24.08.2017 às 14:05

O Cartório da 34ª Zona Eleitoral (Urussanga) está atendendo os eleitores de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça apenas por meio de agendamento, conforme consta na Portaria nº 03/2017, publicada na última quarta-feira (23) no DJESC. A determinação tem em vista a grande procura pelo cadastramento biométrico no cartório, que chegou a atender 500% da meta diária dos eleitores de Urussanga na última quinta-feira (17).

A Portaria leva em conta a melhor distribuição do fluxo de eleitores no cartório, otimizando a utilização dos recursos, além do atraso nos procedimentos judiciais e administrativos que estavam ocorrendo em função do volume de atendimentos. O cadastramento biométrico em Urussanga acontece desde maio e, por enquanto, de forma ordinária (não-obrigatória).

Como agendar

Os eleitores dos municípios pertencentes à 34ª ZE podem agendar seu atendimento através do site do TRE-SC ou pelos telefones das prefeituras de cada município. 

- Eleitor de Urussanga: 3465-2620 (8h às 11h30 e 13h às 15h30)

- Eleitor de Cocal do Sul: 3444-6000 (7h30 às 11h30 e 13h às 16h30)

- Eleitor de Morro da Fumaça: 3434-6156 (8h às 13h)

Os atendimentos dispostos em lei como preferenciais continuarão sendo realizados por ordem de chegada, independentemente de agendamento.

Divulgação da biometria

A parceria com as prefeituras para a disponibilidade do agendamento por telefone é um resultado da reunião realizada pelo Cartório Eleitoral com os prefeitos da região, em maio desse ano. As prefeituras também cederam estagiários e servidores, distribuíram flyers por meio de agentes comunitários e afixaram cartazes em pontos estratégicos dos municípios.

O chefe de cartório da 34ª Zona Eleitoral, Carlos Wietzikoski, destaca o resultado positivo das parcerias, perceptível no aumento do número de atendimentos. Além da grande procura por parte do eleitorado de Urussanga, a porcentagem de atendimentos dos eleitores de Cocal do Sul saltou, em 30 dias, de 40% para 200% da meta diária. 

Carlos chama atenção para a demanda que estava próxima ao limite da estrutura do cartório, devido a filas formadas pelos eleitores não agendados, e que agora pode ser melhor distribuída. “Garantimos ao agendado que ele será atendido no dia e horário que escolher”, diz.

Por Vinicius Claudio / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC