TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Justiça Eleitoral catarinense inicia primeira vistoria dos locais de votação

09.03.2018 às 18:36

Entrada do Colégio Catarinense, local de votação de aproximadamente 7.500 eleitores em Florianópólis

O TRE-SC iniciou, na última semana, a primeira vistoria dos quase 3.800 locais de votação distribuídos entre as 98 Zonas Eleitorais do estado. A ação é uma das atividades previstas no Planejamento Operacional das Eleições 2018, e busca avaliar os locais das seções que irão receber os mais de 5 milhões de eleitores catarinenses no dia 7 de outubro.

Até 25 de abril, os servidores dos cartórios eleitorais realizarão as inspeções, que possibilitarão atualizar a base de dados da Justiça Eleitoral, aprimorar a logística da distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas, além de avaliar a infraestrutura dos locais acerca da acessibilidade e instalações elétricas.

A partir do levantamento, o TRE-SC pode verificar necessidades desde a aquisição de equipamentos elétricos até a solicitação, junto aos órgãos municipais e estaduais, de ajustes na infraestrutura que garantam a acessibilidade e o exercício do voto de pessoas com deficiência.

O chefe da Seção de Logística de Eleições, Paulo Dionísio Fernandes, explica que as vistorias podem acontecer in loco (quando o servidor visita o local) ou via formulário, preenchido pelo próprio mantenedor do lugar. Paulo também ressalta que a vistoria inicial é a primeira etapa do planejamento, seguida pelo processo de adequação dos locais e pela vistoria final, em agosto.

O chefe do cartório eleitoral de Brusque, Osvaldo Atanazio, aponta algumas das vistorias in loco previstas pela 5ª Zona Eleitoral. Na tarde da última quinta-feira, os servidores registraram a mudança de endereço de um local de votação e suas respectivas seções. Já na próxima terça-feira, as inspeções serão feitas durante todo o dia nos 9 locais de votação do município de Botuverá, que também pertence à 5ª ZE.

Por Vinicius Claudio / Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC