TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Justiça Eleitoral reúne-se com SSP e Polícias Militar e Civil para tratar de segurança nas eleições

10.05.2018 às 12:48

Na quinta-feira (10), o presidente do TRE catarinense, desembargador Ricardo Roesler, reuniu-se com o secretário de segurança pública do estado, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, o comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, e o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Luiz Ângelo Moreira.

Na ocasião, foi discutida a segurança do próximo pleito, destacando a imediata necessidade de constituição da Comissão de Segurança para as Eleições 2018. O grupo será responsável por coordenar todas as ações que envolverem a segurança no processo eleitoral e no dia do pleito.

Além desse tema, foram realizadas tratativas para agilizar o encaminhamento de dados biométricos da Secretaria de Segurança Pública para a Justiça Eleitoral. 

Em parceria firmada em dezembro de 2017 com o Governo do Estado de Santa Catarina, ficou definida a cessão de dados biométricos e biográficos colhidos por ocasião dos procedimentos de emissão do Registro de Identificação Civil para alimentar o Cadastro Nacional de Eleitores. A migração dos dados possibilitará colocar o estado entre os primeiros do país a concluir 100% do cadastramento biométrico, além de viabilizar o projeto do Documento Nacional de Identificação (DNI).

O Instituto Geral de Perícias (IGP) possui 5 milhões de catarinenses com biometrias coletadas. Parte delas serão validadas pelo TSE por meio de um batimento com o banco de dados da Justiça Eleitoral e incorporadas ao Cadastro Nacional de Eleitores.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC