TRESC

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Início menu principal
  • T
  • FB
  • Y
  • Soundcloud
  • Instagram
Ir para caixa de pesquisa
Início conteúdo

Treinamento de partidos políticos para uso do sistema CANDex é realizado no TRE-SC

12.07.2018 às 17:29

Começou nesta quinta-feira (12) o treinamento dos partidos políticos para a utilização do sistema de registro de candidatura, CANDex, promovido pela Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. O curso foi dividido em duas turmas e termina na sexta-feira (13).

Essa é a segunda etapa de preparação dos representantes dos partidos políticos no que diz respeito ao registro de candidatura - a primeira foi um curso na modalidade EaD. O sistema CANDex é utilizado pelos partidos políticos para formalizar os pedidos de registro de candidatura coletivo, individual, remanescente e de substituição. Uma parte desses dados pode ser encaminhada pela internet, por meio do download do programa e do preenchimento dos dados requisitados, mas outra parte deve ser entregue por meio de uma mídia para o TRE-SC, obrigatoriamente.

Entre as novidades do sistema este ano está o registro das atas das convenções partidárias. “No próprio sistema em que os partidos fazem a entrada de dados dos candidatos, eles também vão registrar as atas das convenções, isso porque eles têm um prazo de 24 horas para encaminhar para a Justiça Eleitoral. Então, finalizada a convenção partidária, ele já vai fazer uso do sistema que eles estão tomando conhecimento hoje”, explicou José Luiz Viana, servidor da Seção de Partidos Políticos e Apuração de Eleições e um dos ministrantes do treinamento.

Todos os partidos foram convidados para o treinamento, que está sendo realizado a oito dias do início das convenções partidárias, 20 de julho, nas quais os partidos irão escolher os candidatos aos cargos em disputa nas próximas eleições, de acordo com o calendário eleitoral aprovado pelo TSE.  

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC