Site TRESC
  • FB
 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina possui duas revistas: uma científica e outra técnica. Ambas publicam artigos em Direito e em áreas afins, que representem contribuições relevantes ao debate jurídico, em especial aqueles afetos ao Direito Eleitoral.

A revista impressa Resenha Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, cuja série original remonta a 1949, é uma publicação destinada à difusão do conhecimento científico.

Com a reestruturação da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, houve a iniciativa de elevar a qualidade desse periódico científico. Para tanto, a Escola capacitou seu corpo funcional, destacando-se a participação no I Seminário CAPES área Direito, no final de 2015, e a celebração do Termo de Cooperação com a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e com a Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), que apoiarão e incentivarão a edição e a publicação de produções científicas, auxiliando nos processos de editoração, publicação e divulgação.

A partir da edição do volume 20, número 1 (julho de 2016), foram cumpridos todos os requisitos mínimos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), área Direito, para que um periódico seja considerado científico, destacando-se a implementação da avaliação por pares, pelo método Double Blind Review, pelo qual os artigos de cada número são anonimamente avaliados por pelo menos dois pareceristas especialistas, com elevada titulação acadêmica.

Também foi definida a missão da revista, alinhada aos objetivos do Planejamento Estratégico da EJESC: democratizar a divulgação do conhecimento científico na área eleitoral, por meio da publicação de trabalhos inéditos que promovam a transformação baseada na convergência entre teoria e prática.

Tais inovações refletiram-se na nova identidade visual da Revista Resenha Eleitoral, que trouxe conceitos que se remetem, no âmbito da experiência pedagógica, ao desenvolvimento de pesquisa de cunho pragmático, de maneira democrática e participativa.

Espera-se, com tais diretrizes, fomentar a produção individual ou coletiva de estudos na área jurídica, em especial nas inerentes à seara eleitoral, com vistas a reverter no aprimoramento de sua dogmática e na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros pela Justiça Eleitoral.

 

 

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - Rua Esteves Júnior 68, 88015-130, Centro, Florianópolis, SC Fone [48] 3251.3700