Juízes efetivos e juíza substituta do Pleno se despedem da Corte Eleitoral

Eles participaram da última sessão plenária nesta sexta-feira (16)

Decisões do pleno

Na sessão plenária matutina desta sexta-feira (16), a juíza substituta pela classe de Juristas, Ana Cristina da Rosa Grasso, participou de sua última sessão de julgamento, em razão do término de biênio que ocorrerá em 20 de janeiro do próximo ano.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, exaltou as qualidades da juíza ao comunicar sua despedida. “Queira a história que sua nomeação como titular aconteça e será um momento histórico nesta Corte, pois teremos Sua Excelência como titular e também a desembargadora Maria do Rocio. Assim, será a primeira vez no TRE, em que teremos duas na composição do Pleno, o que ficará grafado e gravado nos anais do nosso Tribunal”.

A juíza agradeceu ao presidente e demais integrantes do Tribunal e declarou ter “um sentimento de orgulho e reconhecimento”. Na sequência, lembrou que tomou posse em meio a um contexto de pandemia e que se dispôs a acompanhar ao máximo as sessões por videoconferência. “Eu queria realmente fazer parte do Tribunal Regional Eleitoral e acredito que tenha sido muito feliz aqui e aprendi muito”. Por fim, comentou sobre a experiência de presenciar de dentro do Tribunal as Eleições 2022. “Só cimentou as impressões que tinha da excelência da Justiça Eleitoral, composta por servidores gabaritados, marcada pela confiabilidade, pela integridade, que entregou mais uma vez um processo eleitoral seguro, transparente e garantiu a lisura das eleições na escolha dos representantes pelo povo”.

Na sessão plenária vespertina, outros dois juízes efetivos também participaram de sua última sessão de julgamento: o juiz Marcelo Pons Meirelles, pela classe Juiz de Direito, e Paulo Afonso Brum Vaz, pela classe Juiz Federal. Os biênios dos magistrados terminam, respectivamente, nos dias 19 de dezembro deste ano e 20 de janeiro de 2023.

O juiz Marcelo Pons Meirelles agradeceu a todos os pares com quem trabalhou no TRE-SC e destacou que seguirá no convívio com os membros do Pleno porque permanecerá como diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC). O des. Leopoldo enfatizou a sabedoria do magistrado que, a seu juízo, decorre da simplicidade que lhe é peculiar e garantiu “o extremo orgulho por ter trabalhado lado a lado com ele nesta Justiça especializada”.

Em seguida, foi a vez da despedida do juiz Paulo Afonso Brum Vaz, que também agradeceu pelo aprendizado, companheirismo e recepção no TRE-SC. “É um ambiente leve, que superou minhas expectativas por ser tão amigável”. Na sequência, exaltou o presidente Brüggemann pela sua alegria, “pois ameniza nosso trabalho, que é bastante pesado, sobretudo em tempos de eleição”. Por fim, enalteceu também o vice-presidente, des. Alexandre d’Ivanenko, enfatizando que, juntos impõem uma liderança totalmente positiva. “Eu os considero como autênticos líderes, que tornam os demais comprometidos por estarem sob os seus comandos”.

O presidente do TRE complementou dizendo: “este ambiente amigável possibilita que possamos divergir de forma tranquila, e nunca vi um membro da Corte ficar bravo em decorrência de um voto contrário”. Ele finalizou agradecendo pelo privilégio de ter dividido o plenário com os juízes e a juíza que se despedem.

Por Patrícia Brasil e Renata Queiroz

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido