Diretor-geral e assessora de comunicação do TRE-SC comparecem ao 81° Coptrel, em Brasília

Mesa de abertura no TRE-DF contou com a presença do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes

Diretor-geral e assessora de comunicação do TRE-SC comparecem ao 81° Coptrel, em Brasília

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonsalo Ribeiro, e a assessora de Comunicação Social, Ana Patrícia Tancredo Gonçalves, participaram do 81° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), sediado em Brasília, nos dias 18 e 19 de maio. O encontro reuniu autoridades da Justiça Eleitoral de todo o país, entre presidentes, diretores-gerais e assessores de imprensa.

A abertura oficial aconteceu na noite de quinta (18), onde o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes destacou: "Fiz questão de comparecer nesse 81° Coptrel, para parabenizar as senhoras e os senhores que presidiram e presidem os tribunais regionais eleitorais. É uma grande honra presidir o Tribunal Superior Eleitoral, mas tenho, ao meu lado, 27 presidentes de tribunais regionais eleitorais que prezam, antes de tudo – independentemente dos posicionamentos pessoais - pela democracia. Prezam pela luta em prol do Estado de Direito”.

No encontro de diretores-gerais foram discutidos vários temas e Gonsalo Ribeiro apresentou três projetos do TRE catarinense. O primeiro deles foi o case de sucesso do QRTot nas Eleições 2022, ocasião em que explicou como foi o comportamento do aplicativo e se, de fato, cumpriu o seu papel. O segundo assunto foi uma proposta de modernização do calendário eleitoral, em que ele seja diminuído para 60 dias em eleições de âmbito estadual e federal, e em 90 dias para eleições municipais, cujo prazo atual é de 150 dias. Isso vai possibilitar que se tenha, na eleição, um espelho mais próximo da realidade dos eleitores que estão aptos a votar. O terceiro projeto, e o mais importante, defendido pelo presidente do TRE-SC, Alexandre d’Ivanenko, é que seja feito um aprimoramento da habilitação do eleitor na seção eleitoral. Na proposta apresentada pelo TRE catarinense em Brasília, o eleitor passa a ser parte ativa na habilitação. Depois de identificado pelo mesário, ele vai até a cabina e lá encontrará sua foto, o nome e a data de nascimento para confirmar sua identidade. Em resumo, o mesário identifica e o eleitor se habilita. É mais uma garantia na transparência, na lisura e na segurança do processo eleitoral.

“O que mais destaca a participação de Santa Catarina no evento é que tanto o projeto de aprimoramento da habilitação do eleitor na mesa receptora, como a proposta apresentada pela ASCOM no grupo dos assessores foram novamente apresentados aos presidentes dos regionais, mostrando, mais uma vez, a vanguarda do TRE-SC no aprimoramento da Justiça Eleitoral”, complementa Gonsalo.

Projeto de curso EAD apresentado pela Ascom do TRE-SC ao TSE será realizado nacionalmente

Ana Patrícia Tancredo Gonçalves apresentou para a Secretaria de Comunicação, para a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e à Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE o projeto do curso de ensino a distância com foco na comunicação. Pensando nas eleições municipais, o curso pretende ampliar e aprimorar a comunicação entre os cartórios eleitorais e a imprensa. Uma parceria entre a Ascom catarinense e a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), o projeto visa capacitar e qualificar servidores das zonas eleitorais, juízes de primeira instância e servidores interessados no que se refere à Comunicação Social, avançando em questões técnicas como orientação no relacionamento com a mídia, atendimento à imprensa, elaboração de pautas, relação entre zonas eleitorais e a Ascom, combate à desinformação, mídias sociais e campanhas. O conteúdo busca melhorar o contato com a imprensa e, consequentemente, a interação com os eleitores.

No Coptrel, Ana Patrícia também apresentou a proposta do curso aos assessores de comunicação dos 27 TREs de todo o país, onde foi muito bem recebida e aprovada.

Durante a reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, foi a vez da assessora-chefe do TSE, Giselly Siqueira, informar que a ideia sugerida pela Ascom do TRE catarinense se tornará um curso nacional, dirigido ao chefes de cartório do país, com um módulo único produzido pelo Tribunal Superior e módulos regionais organizados pelos TREs.

Ana Patrícia comemora o sucesso da iniciativa e diz que “essa parceria com o TSE vai expandir o projeto para todo o Brasil, otimizando a comunicação e a divulgação institucional da Justiça Eleitoral”.

Sobre o Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O colegiado é integrado pelos presidentes dos 27 TREs.

Por Júlia Machado e Renata Queiroz

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido