Dia do Ouvidor é lembrado em sessão plenária do TRE-SC

Órgão realizou 3.598 atendimentos em 2022

Órgão realizou 3.598 atendimentos em 2022

O ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), juiz Willian Medeiros de Quadros, destacou na sessão plenária desta quinta que “o dia 16 de março, desde 1995, é celebrado como o Dia Nacional do Ouvidor, pela Associação Brasileira de Ouvidores”. Conforme o juiz, a Lei nº 16.232/2012 instituiu essa data, que atualmente é comemorada em todo o país.

No âmbito da Justiça Eleitoral, a Ouvidoria é o órgão responsável pela comunicação direta desta Justiça especializada com a cidadã ou o cidadão. Nesse sentido, o ouvidor ressaltou que: “O objetivo desta Unidade é contribuir para o fortalecimento da democracia, tornando a gestão pública da Justiça Eleitoral mais acessível e próxima dos jurisdicionados e de seu cotidiano”. Na sequência, o juiz Willian Quadros explicou que, além do contato mais humanizado com a população, a atuação da Ouvidoria abrange o recebimento de diversas manifestações, como denúncias, elogios, reclamações e também orienta os eleitores quando necessitam de informações ou pedem alguma providência, bem como colabora no aprimoramento das atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.

Em 2022, a Ouvidoria do TRE-SC realizou 3.598 atendimentos, sendo que 2.682 (74,54%) foram solicitações de informações, principalmente no período eleitoral, as quais foram prestadas aos eleitores. O referido dado comprova a importância do órgão para a comunicação da Justiça Eleitoral com o cidadão, contribuindo para a participação da sociedade na gestão pública.

Além disso, o juiz Willian Quadros, que se tornou titular da Ouvidoria no dia 2 de fevereiro de 2023, garantiu aos demais pares da plenária que “todos os esforços da Unidade estão direcionados às Eleições Municipais de 2024 e já iniciamos o planejamento estratégico destas atividades que serão desenvolvidas no ciclo 2023/2024”.

Por fim, o juiz ouvidor que está à frente da Unidade assegurou que pretende “aprimorar o papel de escuta ativa de modo a consolidar a Ouvidoria como a principal porta de entrada do cidadão aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral catarinense”, encerrou.

Por Renata Queiroz

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido