Diretor da EJESC é eleito representante da região Sul na 19ª edição do CODEJE

Evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de março em Recife

Diretor da EJESC é eleito representante da região Sul na 19ª edição do Codeje

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, juiz Marcelo Pons Meirelles, representou o Tribunal Regional Eleitoral catarinense, acompanhado pela vice-diretora da EJESC,Adriana Martins Ferreira Festugatto, e pela secretária executiva, Cláudia Regina Damasceno Luciano, na 19ª edição do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE). O evento aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de março e teve como anfitrião o TRE de Pernambuco.  Na oportunidade, o juiz Marcelo Meirelles foi eleito representante da região Sul junto ao CODEJE, o que o magistrado considerou "uma honra e grande satisfação para o TRE-SC".

O encontro reuniu os dirigentes e coordenadores das escolas judiciárias dos 27 TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tema deste ano foi: “O papel das escolas judiciárias eleitorais no fomento à diversidade na política”. Com relação aos debates desenvolvidos com base nessa temática, o diretor da EJESC foi categórico ao afirmar que "a troca de ideias foi bastante produtiva no sentido de desenvolver políticas eficazes que combatam os preconceitos que ainda persistem". Além disso, o evento visou ao aprimoramento da atuação das escolas judiciárias eleitorais, que abarca o estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa e à produção científica em matéria eleitoral.

As deliberações resultantes dos debates na 19ª edição do Codeje foram compiladas na Carta de Recife, divulgada nesta sexta-feira (17). Dentre elas: priorizar que o Sistema EJE execute as capacitações indicadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir de um modelo de implementação nacional, como correalização entre as Escolas Judiciárias Eleitorais, utilizando-se de ações autoinstrucionais e telepresenciais, havendo maior integração das ações entre as escolas e com outras instituições.

Por Renata Queiroz

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido