Justiça Eleitoral catarinense participa do 1º Mutirão da Cidadania em Joinville

Foram mais de 250 atendimentos prestados no evento

Justiça Eleitoral catarinense participa do 1º Mutirão da Cidadania em Joinville

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), representado pelos cartórios das 19ª, 76ª, 95ª, 96ª e 105ª Zonas Eleitorais, participou do 1º Mutirão da Cidadania em Joinville. Realizado no Centro de Eventos Cau Hansen, a ação foi organizada pela Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) e contou com o apoio de mais de 20 instituições públicas e privadas.

O evento faz parte do PopRuaJud — Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através da Resolução n. 425/2021

A ideia é garantir o direito à cidadania da população, por meio de serviços voltados especialmente a pessoas em situação de rua, como a regularização de documentos (certidões, CPF, carteira de identidade, título de eleitor e CadÚnico), orientações sobre assistência social, assistência jurídica para benefícios, direitos e serviços para migrantes e atendimentos na área de saúde animal.

Na ocasião, a Justiça Eleitoral catarinense realizou 257 atendimentos. Para Iranel Moraes, chefe de cartório da 95ª ZE, o PopRuaJud cumpriu seu papel em Joinville. “O Mutirão foi uma grande oportunidade para regularizar documentos, tirar dúvidas e buscar novas oportunidades. A união de diversas entidades e órgãos públicos permitiu que o evento atingisse os objetivos propostos e garantisse mais cidadania às pessoas”, ressaltou.

O diretor do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina, juiz federal Henrique Luiz Hartmann, também destacou a importância da parceria. “A atuação conjunta com as demais instituições do sistema de Justiça, com o Poder Público em todas as suas esferas, com a comunidade acadêmica e com as demais organizações da sociedade civil, produz as condições ideais para que se ofereça o melhor e mais amplo atendimento à parcela mais necessitada da população, num amplo pacto social”.

Essa é a terceira vez que o evento acontece no estado. Florianópolis já recebeu o PopRuaJud em setembro de 2023 e maio deste ano.

Por Marcos Andrade / Vinicius Claudio

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC
Com informações da Justiça Federal da 4ª Região

1/ Galeria de imagens

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido