IFC elege reitor, diretores-gerais e conselheiros com apoio da Justiça Eleitoral

TRE-SC cedeu urnas eletrônicas, treinou mesários e deu suporte logístico ao Instituto Federal Catarinense

Eleições Instituto Federal Catarinense 2023

Nesta terça-feira (12), professores, alunos e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram de consulta eleitoral para definir novo reitor, diretores-gerais de 13 campi e representantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

As eleições tiveram o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que emprestou urnas eletrônicas, disponibilizou treinamento EaD para mesários e deu suporte logístico por meio dos cartórios eleitorais.

Ao todo, 15.137 eleitores, entre estudantes, professores e técnicos administrativos, puderam participar do processo que elegeu um reitor, um diretor-geral por campus e cinco titulares de cada um dos conselhos. Foram instaladas 65 seções eleitorais em 48 locais de votação, segmentadas entre discentes, docentes e técnicos. 

A consulta ocorreu em todos os 15 municípios onde o IFC possui campus: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Eleições na comunidade

O empréstimo de urnas por parte da Justiça Eleitoral ocorre desde 1997. Instituições de ensino e entidades públicas organizadas que queiram realizar suas eleições por meio do sistema eletrônico de votação podem solicitar o apoio dos Tribunais Eleitorais.

Essa é uma oportunidade para que as comunidades realizem consultas internas por meio de um sistema seguro e ágil. Ao mesmo tempo, a parceria permite difundir a confiabilidade das urnas eletrônicas e dos serviços da Justiça Eleitoral. 

Entre as instituições e grupos que já fizeram ou fazem regularmente uso de urnas eletrônicas para suas eleições estão, por exemplo, os conselhos tutelares, terras indígenas, universidades públicas e, mais recentemente, a Academia Brasileira de Letras. 

Veja aqui os requisitos necessários e a resolução que normatiza as eleições na comunidade.

Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido