TRE-SC participa da 17ª Primavera dos Museus

Projeto colaborativo de TREs de diferentes regiões visa a inclusão social.

TRE-SC participa da 17ª Primavera dos Museus

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio do Centro de Memória Desembargador Adão Bernardes (CMAB), participa da 17ª Primavera dos Museus. O evento, que iniciou na última segunda-feira (18), segue até o próximo dia 24 e é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A edição deste ano tem como tema “Memórias e democracia - Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, que evidencia a importância dos museus para a inclusão social e a diversidade. O TRE-SC participa com um projeto colaborativo entre os Tribunais Regionais Eleitorais do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins. Trata-se da exposição virtual Democracia, Justiça Eleitoral e inclusão das comunidades LGBT, Indígenas e Quilombolas”.

O objetivo é resgatar e disponibilizar ações democráticas dos Tribunais que visaram garantir os direitos desses grupos marginalizados. Além disso, a inserção do tema no campo político-eleitoral é fundamental para o desenho de políticas públicas que atendam aos interesses sociais e que garantam uma representatividade real das minorias.

A exposição está organizada em quatro temas: normativos, notícias, fotografias e documentos/livros/vídeos.  A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2023. Até lá, as informações disponibilizadas continuarão sendo complementadas.

Acesse a exposição virtual na página do CMAB – Eventos (https://www.tre-sc.jus.br/institucional/memoria/eventos)

Acesse também a página da 17ª Primavera dos Museus.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC com informações da CGI

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido