Conselho Regional de Odontologia realiza eleições com tecnologia da Justiça Eleitoral
Mais de 14 mil profissionais de odontologia de Santa Catarina estavam aptos a votar

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) realizou, nos dias 28 e 29 de novembro, a eleição para o biênio 2025/2027 utilizando o sistema E-Voto, tecnologia desenvolvida e disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Ao todo, 14,3 mil profissionais de odontologia de Santa Catarina estavam aptos a participar do processo.
Para a procuradora-geral do CRO-SC, Dulcianne Beckhauser, o uso da plataforma reforça a qualidade e a lisura do pleito. “A utilização desse sistema é um avanço em toda parte do CRO-SC ele demonstra uma transparência, eficiência e confiabilidade no processo eleitoral. Utilizar a plataforma desenvolvida pelo TRE-SC demonstra a transparência da gestão e a confiabilidade do voto que tem todos os graus máximos de segurança, evitando qualquer tipo de fraude. ”, afirma.
Urnas eletrônicas e sistema e-voto em eleições comunitárias
O TRE-SC disponibiliza urnas eletrônicas e sistemas de votação para entidades públicas organizadas e instituições de ensino realizarem eleições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre os serviços da Justiça Eleitoral e incentivar a participação democrática da comunidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Resolução TSE 22.685/2007, estabelece os requisitos que os tribunais regionais podem disponibilizar as urnas eletrônicas. Além disso, o Regional desenvolveu o Sistema e-Voto, uma tecnologia de voto online que, assim como as urnas eletrônicas, também pode ser solicitada para eleições comunitárias.


