Justiça Eleitoral em Movimento estará em cinco municípios no mês de maio

O projeto atendeu 43 mil eleitores desde 2023

JE em Movimento 2025

O Ciclo 2025/2026  do projeto Justiça Eleitoral em movimento está a pleno vapor.  De segunda-feira (5) até o dia 8, quinta-feira, os cartórios eleitorais farão atendimento no município de Saudades, no Oeste de Santa Catarina. Outros atendimentos estão agendados aos eleitores das cidades de Urubici, Rio Negrinho, Nova Itaberaba e União do Oeste, onde chegará no final do mês. 

Desde o início de outubro de 2023, os cartórios eleitorais de Santa Catarina realizam atendimento volante em Florianópolis e em cidades do interior do Estado, principalmente onde não há cartório sede. O projeto, desenvolvido pela Corregedoria Regional Eleitoral de Santa Catarina, já foi realizado em 224 municípios. O trabalho também é levado às escolas, visando estimular a emissão do primeiro título entre jovens do ensino médio. Já foram mais de 550 dias de  atendimentos feitos pelo Programa Justiça Eleitoral em Movimento.

Regularização de eleitores

Os eleitores de Mafra, Luzerna e São João do Itaperiú compareceram ao posto da Justiça Eleitoral próximo de casa, em 2023, montado exclusivamente para oferecer mais agilidade e rapidez. Neste mesmo ano, os serviços foram levados às cidades de Alfredo Wagner, Irani, Nova Itaberaba, Passos Maia, Rio Negrinho, Santa Terezinha, Treviso, Águas Frias, Ascurra, Capão Alto, Florianópolis (bairro Capoeiras), Massaranduba, Santa Terezinha, São José do Cerrito, Rio Negrinho e Vargeão. No caso de Nova Itaberaba, que tem aproximadamente 3.700 eleitores, foram efetuados quase 200 atendimentos em apenas três dias. O município está sob jurisdição da 66ª Zona Eleitoral de Pinhalzinho, cuja sede fica a cerca de 25 km de distância. 

Em 2024, em Correia Pinto, município que pertence à Zona Eleitoral de Lages, o posto do TRE-SC, instalado na Prefeitura Municipal, recebeu 569 pessoas durante cinco dias, o que corresponde a 4,7% do eleitorado da cidade e a quatro vezes mais atendimentos do que aqueles feitos no cartório de Lages durante os últimos dias de fechamento do cadastro. O mesmo foi observado em Bombinhas. Nos 4 últimos dias para regularização, 268 eleitores tiveram que comparecer ao cartório de Tijucas, onde fica a sede da Zona Eleitoral. Nos dias de atendimento itinerante em Bombinhas, 907 pessoas resolveram suas pendências na própria cidade.

Neste ano (2025), os atendimentos iniciaram em março.  O Programa já esteve em Blumenau, Urubici e Florianópolis e agora atende eleitores de Saudades. Até o momento foi contabilizada a expressiva quantidade de 589 atendimentos.

Saiba mais sobre o Projeto:

Justiça Eleitoral em movimento: nossos serviços mais perto de você é um projeto desenvolvido pela Justiça Eleitoral catarinense com o intuito de expandir os serviços eleitorais a comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial. 

A proposta também visa antecipar atividades do calendário das Eleições 2026, promovendo atendimentos volantes e ações de divulgação. 

O objetivo é estimular desde já a procura pelos serviços eleitorais, antes de 6 de maio de 2026, quando se encerra o prazo para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação junto à Justiça Eleitoral (conheça os dados do eleitorado de Santa Catarina e de seus municípios).

Por Janine Koneski de Abreu

Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido