Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

TRE-SC firma parceria com a Rede de Controle da Gestão Pública em SC para enfrentamento à desinformação

Reunião ocorreu na sede da JE catarinense nesta quinta-feira (16)

TRE-SC firma parceria com a Rede de Controle da Gestão Pública em SC para enfrentamento à desinf...

O desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), apresentou a campanha “Desinformação é Coisa do Passado” ao coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina, o procurador-geral adjunto e corregedor do Ministério Público de Contas de SC, Diogo Ringenber. 

Durante a reunião, que ocorreu na sede do TRE-SC nesta quinta-feira (16), também estiveram presentes Márcio Schiefler Fontes, presidente do Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação do Regional e juiz substituto do Pleno, e Denise Schlickmann, coordenadora do Grupo de Apoio Técnico ao Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação. 

Além da apresentação das fases da campanha, a reunião visou uma parceria para a promoção do combate permanente à desinformação com a Rede de Gestão Pública de Santa Catarina. “Sabedor de que a Rede congrega 21 instituições catarinenses, solicito a Vossa Senhoria que promova no âmbito da Rede a divulgação das ações da campanha, solicitando sejam difundidos seus materiais junto aos públicos de alcance de cada uma dessas instituições”, destacou o presidente do TRE-SC, desembargador Civinski.

1/ Galeria de imagens
 

Antes mesmo do recebimento do ofício, Diogo Ringenber, se comprometeu, em nome da Rede de Controle, a divulgar o material da campanha “Desinformação é Coisa do Passado”. “Cada uma das instituições da Rede tem seus instrumentos de comunicação e isso tem um poder gigantesco de catapultar as informações e de difundir o conteúdo presente [na campanha]”, destacou o procurador-geral. 

A importância da parceria também foi comentada por Márcio Schiefler Fontes. “Se a nossa linha mais básica de enfrentamento à desinformação é buscar a boa informação, a credibilidade da informação, nós podemos usar como caixa de ressonância as outras instituições públicas. Isso tem um valor que para nós é inestimável”, afirmou. 

Ao final da reunião e ao ter conferido o “O que é Desinformação e como enfrentá-la: um guia da Justiça Eleitoral de Santa Catarina” — um dos conteúdos da campanha —, o coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública em SC reforçou a qualidade do material desenvolvido. “Vocês podem ter certeza de que isso é mais uma contribuição do TRE-SC para o fortalecimento das instituições brasileiras. E isso vai ter uma aplicação prática imediata”, finalizou.  

Texto por Aline Ramalho
Foto por Maurílio Quadros
Assessoria de Comunicação Social

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido