Imagem de um robô branco e estializado de um chatbot para atendimento via WhatsApp.

Ato oficial inaugura exposição colaborativa “Ecos da Justiça em Santa Catarina” nesta quarta (24)

Colaboração entre tribunais do estado faz parte da 19ª Primavera dos Museus

Da esquerda para a direita, desembargador do TRT-SC, Valter Túlio Ribeiro, desembargador Paulo A...

Uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) reuniu a Justiça Eleitoral com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), Tribunal de Justiça (TJSC) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4, por meio da Justiça Federal de Santa Catarina - JFSC) na exposição “Ecos da Justiça em Santa Catarina”. 

A mostra colaborativa faz parte da 19ª Primavera dos Museus que, neste ano, trabalha a temática ‘Museus e Mudanças Climáticas’ e estará disponível até 28 de setembro no Shopping Itaguaçu, em São José. Nesse sentido, o desembargador Carlos Alberto Civinski, presidente do TRE-SC, destacou o impacto da criação da urna eletrônica na redução do uso de papel pela Justiça Eleitoral e a importância da exposição em aproximar a sociedade da Justiça e do compromisso com a sustentabilidade. 

“Cada uma das justiças trouxe a sua experiência e também tem participado do processo de sustentabilidade dentro de sua parte administrativa, a fim de que, na soma com a sociedade, o nosso meio ambiente se torne cada vez mais preservado e permita que cada um cumpra a sua missão institucional”, reforça o presidente do TRE-SC.

Para a arquivista da Assessoria de Gestão da Informação do TRE-SC, Sandra Buth Zanon, os tribunais catarinenses tiveram um papel de colaboração para apresentar a memória histórica de cada instituição e sua atuação na sociedade, como também colaboraram para integrar ao tema das mudanças climáticas. 

“Trouxemos todas as ações que os tribunais têm desempenhado no sentido de contribuir pelo meio ambiente e pela sustentabilidade. Então, cada um compilou as suas ações e pensou no seu projeto expositivo. E no fim, concretizamos essa exposição belíssima”, destacou Sandra.

Na mostra, o TRE-SC apresentou cabines do tempo que narram a história das urnas históricas, cada uma com textos explicativos do processo eleitoral, imagens de eleitores nas cabines de votação e um vídeo informativo sobre as iniciativas de sustentabilidade do Regional. Além disso, o público pode interagir com uma urna eletrônica para simular o voto.

1/ Galeria de imagens

Exposição “Ecos da Justiça em Santa Catarina” 

Além do TRE-SC, os tribunais parceiros também exibiram suas exposições. O TRT12 apresentou a mostra “Clima e Trabalho: Conexões Sustentáveis”, focada no impacto das mudanças climáticas no ambiente laboral  por meio de uma linha com fotos, objetos e cartazes. 

A exposição “Economia de papel: essa é a boa impressão”, do TJSC, explorou a evolução do uso do papel no Poder Judiciário de Santa Catarina e as políticas de consumo e destinação do material. Já a JFSC abordou em sua exposição “Ação Civil Pública do carvão: um exemplo de solução ambiental”, os esforços judiciais na mitigação dos impactos da mineração. 

A parceria entre os tribunais, reforça o objetivo de que a exposição seja um espaço de promoção da memória, da cidadania, da compreensão histórica e de incentivo da cultura da transparência. O evento buscou fazer com que os cidadãos compreendam de maneira mais aprofundada o papel da Justiça, tanto a comum quanto a especializada, em seu cotidiano.

Texto por Aline Ramalho e Isadora Lizandra Alves

Fotos por Maurílio Quadros

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC



Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido