Alteração de local de votação ou de dados pessoais

Por conta da suspensão do atendimento presencial em todas as unidades da Justiça Eleitoral, informamos que o atendimento ao eleitor será realizado de forma virtual.

Revisão eleitoral

A revisão do título de eleitor poderá ser solicitada virtualmente para o cartório eleitoral do município onde o cidadão reside ou trabalha. Para tanto, o eleitor deve preencher o formulário de atendimento de título de eleitor (Título Net).

 

Para que serve o pedido de revisão do título de eleitor?

O pedido de revisão eleitoral pode ser utilizado:

1. Para atualização de dados do eleitor;

2. Para regularização de inscrição eleitoral cancelada;

3. Para inclusão de nome social; 

4. Para atualização de nome civil (nesse caso, necessário o encaminhamento de certidão do registro civil ou de documento oficial com foto já atualizado);

4. Para alteração do local de votação dentro do mesmo município de voto;

5. Para mudança de seção eleitoral para seção com acessibilidade; e

6. Para outras atualizações a serem realizadas no cadastro eleitoral de pessoas que já possuem título de eleitor e desejam continuar votando no mesmo município.

 

Quais são os documentos necessários para revisão do título de eleitor?

• foto do documento de identificação oficial com foto (foto frente e foto verso), atualizado (se for o caso de mudança de nome);

• foto da certidão do registro civil ou outro documento comprobatório da alteração, se for pedido de atualização de nome civil;

• foto estilo selfie (foto de si mesmo) segurando o documento de identificação, mostrando o lado dos dados, próximo ao rosto;

No preenchimento do formulário de atendimento de título de eleitor (Título Net), o eleitor deve informar no campo Título de Eleitor: "TENHO, E SEI O NÚMERO" , "TENHO, MAS NÃO SEI O NÚMERO" ou, no caso de alteração do nome civil, do nome da mãe ou da data de nascimento, "TENHO, MAS OS DADOS NÃO CONFEREM".


Contato da Justiça Eleitoral no atendimento virtual ao eleitor

Lembre-se de que a Justiça Eleitoral poderá entrar em contato com você durante a tramitação do requerimento por quaisquer dos meios informados (e-mail, WhatsApp, telefone ou outros):

- para informar as alterações efetivadas no título de eleitor expedido; ou

- para requerer o envio de documentação complementar (a ser efetivado via Atendimento Virtual ao Eleitor).

 

Como será feito o cadastramento biométrico com o atendimento virtual?

Durante o período de suspensão do atendimento presencial da Justiça Eleitoral, não será realizada a coleta da biometria.

O cadastramento biométrico dos eleitores será retomado quando normalizado o atendimento presencial.

 

Como verificar se as alterações no título de eleitor solicitadas pelo atendimento virtual ao eleitor deram certo?

Para atestar a revisão eleitoral, após a resposta do cartório, o eleitor deve aguardar o prazo de 10 (dez) dias e instalar o aplicativo e-Título ou expedir a certidão de quitação eleitoral

 

Ainda com dúvidas?