Eleitor no exterior

Onde cidadãos brasileiros que se encontram no exterior podem obter informações eleitorais (sobre regularização, justificativas, votação etc.)?

As informações eleitorais (sobre regularização, justificativas, votação etc.) para cidadãos brasileiros que se encontram no exterior podem ser obtidas em Eleitor no exterior

 

Qual o prazo para justificativa eleitoral de quem estava fora do país?

O eleitor que estiver no exterior, no dia da eleição, tem 30 dias, a contar da data de seu retorno ao país, para se justificar perante qualquer juízo eleitoral.

Poderá também enviar requerimento de justificativa ao juiz de sua zona eleitoral, pela internet – pelo Sistema Justifica –, pelo correio ou por parentes que estejam no Brasil, sempre anexando documentos que comprovem sua estada no exterior, bem como sua saída do país e seu retorno a ele.

Poderá ainda encaminhar justificativa por meio do e-Título ou do Atendimento Virtual ao Eleitor, ao cartório eleitoral de sua inscrição.

 

Como é o alistamento de brasileiro que reside no exterior?

Os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos de idade, desde que estejam residindo no exterior, em país onde haja representação diplomática brasileira ou esteja vinculado a uma jurisdição consular, podem fazer inscrição eleitoral no exterior (Resolução TSE n. 22.155/2006).

O requerimento deverá ser feito virtualmente pelo Título Net (ou pessoalmente, quando houver atendimento, nas sedes das embaixadas ou das repartições consulares com jurisdição sobre a localidade da residência do requerente) com posterior envio do pedido à 1ª ZE/ZZ (Brasília/DF).

A certidão de quitação eleitoral somente será emitida após o deferimento do pedido de alistamento pelo juízo eleitoral competente.

Mais informações em www.tre-df.jus.br.

 

Ainda com dúvidas?