Você sabe o que é Boletim de Urna? O Glossário esclarece

Por meio do serviço, disponível no Portal do TSE, cidadão pode acessar expressões utilizadas Justiça Eleitoral de forma simples a rápida

Glossário da Justiça Eleitoral

Boletim de Urna (BU) é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica. Acessível pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro explica esse importante documento, mais um componente que fortalece a confiabilidade e a transparência do sistema eletrônico de votação do país.

O Boletim de Urna traz as seguintes informações dos dados registrados na urna eletrônica: total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.

O BU é emitido em número de cópias não inferior a cinco, a partir de sua imagem existente na mídia fixo. Uma cópia do boletim é gravada na mídia removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração dos resultados da urna.

O Glossário

O Glossário Eleitoral Brasileiro é um serviço que o TSE criou para divulgar à população conceitos e definições da literatura jurídico-eleitoral. As mais de 300 expressões disponibilizadas no serviço estão divididas por ordem alfabética, o que facilita a consulta pelo internauta.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido