TRE-SC finaliza 2º turno das Eleições 2020 com sucesso

Totalização dos votos no estado foi concluída às 19h deste domingo (29)

Totalização dos votos

A Justiça Eleitoral concluiu a apuração dos votos do 2º turno das Eleições 2020 em Santa Catarina às 19h deste domingo (29). Dos 650.540 eleitores catarinenses que deveriam ir às urnas no segundo turno, 459.402 (70,61%) compareceram.

Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) foi eleito com 55,43% dos votos válidos. O concorrente Darci de Matos (PSD) fez 44,57% dos votos. O índice de abstenção na cidade foi de 28,36%, ou seja, 114.457 mil eleitores não compareceram à votação.

Já em Blumenau, Mário Hildebrandt (PODE) se elegeu com 72,1% dos votos válidos. Por sua vez, João Paulo Kleinubing (DEM) obteve 27,9% dos votos. Dos eleitores blumenauenses, 76.681 (31,04%) não foram às urnas.

O presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, avaliou positivamente o 2º turno das Eleições, além de destacar a visita dos juízes do TRE-SC às cidades onde ocorreu a votação. “É a primeira vez que o TRE-SC, com os seus juízes do Pleno, compareceu aos municípios de Blumenau e Joinville para prestigiar candidatos, eleitores, mesários, servidores, juízes e promotores eleitorais. A eleição ocorreu tranquilamente nas duas cidades e isso se refletiu também no número de ocorrências policiais: zero. Isso demonstra a tranquilidade total das eleições nesses municípios. Os eleitores cumprindo as suas obrigações democráticas e respeitando as normais eleitorais e sanitárias, o que é muito bom para a democracia e para todo o país”, afirmou.

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Carioni, ressaltou a tranquilidade da votação. “O 2º turno demonstrou uma tranquilidade do eleitor catarinense, pois não tivemos filas nem nada que pudesse alterar ou trazer algum dissabor de ocorrência. Isso demonstrou exatamente o grau de educação do povo catarinense no momento de exercer a sua plena cidadania nos dois municípios”, finalizou.

Votação durante o domingo

A votação do segundo turno das Eleições 2020 encerrou às 17h. Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, 12 urnas foram substituídas: duas em Blumenau e dez em Joinville.

O primeiro boletim de urna totalizado no estado foi de Blumenau, às 17h39, que também foi o primeiro município a contar todos os votos, terminando a apuração às 18h30.

Ao longo do dia, a Justiça Eleitoral recebeu 12.720 justificativas via e-Título de eleitores de Blumenau e Joinville que não puderam comparecer às urnas neste domingo.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido