TRE-SC lança mais um volume da revista Resenha Eleitoral

Publicação especializada em Direito Eleitoral foi lançada durante a sessão do Pleno desta sexta (27), que também teve a despedida do juiz Wilson Pereira Junior

TRE-SC IMPRENSA Revista Resenha Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou, durante sessão ocorrida nesta sexta-feira (27), o volume 24, número 1, ano 2020, da revista Resenha Eleitoral , publicação científica do Tribunal. Na oportunidade,  também o juiz do Pleno e diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC), Wilson Pereira Júnior, encerrou o mandato como integrante do Tribunal. Ele fez um relatório de sua gestão à frente da Escola.

A Resenha Eleitoral segue sendo a revista especializada em Direito Eleitoral mais bem classificada pelos critérios da CAPES. Mantendo o formato impresso, ainda que com tiragem reduzida, está migrando para o formato digital, que possui os benefícios de reduzir impactos financeiros e ao meio ambiente e o da facilidade na localização de artigos por palavras-chave.

Segundo o advogado Luiz Magno Pinto Bastos Junior, editor-chefe da Revista Resenha Eleitoral, a publicação tem um papel importante para promover, cientificamente, o Direito Eleitoral. “Nenhum Tribunal Eleitoral no Brasil tem uma revista com qualificação acadêmica e com padrão de qualidade recomendados pela CAPES”, disse ele.

Para Wilson Pereira Júnior, ao longo dos volumes, vem se observando cada vez mais e melhor os critérios científicos, de forma a que alcance estratos superiores, tornando-se mais atrativa para os autores e para seus leitores. “Chegará a um patamar mais relevante no meio científico”, afirmou.

Isabella Bertoncin, vice-diretora da Ejesc e editora executiva da Resenha Eleitoral, disse que a publicação é um espaço de suporte científico e de qualidade técnica para todo trabalho feito na Justiça Eleitoral, desde os julgados aos trabalhos do dia a dia.

A próxima edição Resenha 24.2 tem lançamento previsto para dezembro deste ano.  Somadas às Resenhas anteriores, serão cinco publicações que consubstanciam o atendimento do compromisso assumido perante o ex-presidente Cid Goulart e o atual presidente desembargador Jaime Ramos, de retomar e manter o cumprimento da previsão no Regulamento Interno do TRESC (inciso XI do art. 67 da Resolução TRESC no 7.930/2015)

Atividades de EJESC

Durante a sessão, o diretor da EJESC, juiz Wilson Pereira Júnior, apresentou um relatório das atividades da Escola nos últimos dois anos. Entre os destaques, o Congresso de Liderança Política Feminina ocorrido em outubro do ano passado, que reuniu convidados de diversos países, o programa Voz e Vez, além dos eventos realizados em 2020 , como o Prepara, encontro inédito realizado pela Justiça Eleitoral catarinense nos dias 5 e 6 de março deste ano, e que reuniu 360 servidores da Sede e das Zonas Eleitorais.

“Gostaria de parabenizar Vossa Excelência por todo esse trabalho ao longo desse período. Um trabalho primoroso, excelente, dedicado e que fez superar todas as adversidades, principalmente neste ano, em virtude da pandemia”, disse o presidente do TRE-SC.

Despedida

A última sessão do mês de novembro também marcou a despedida do juiz do Pleno, Wilson Pereira Júnior. Ele era membro efetivo do Pleno desde setembro de 2016. Será  substituído pelo advogado Zany Estael Leite Júnior.

Os juízes do Pleno se manifestaram e falaram sobre o convívio com Wilson Pereira Junior ao longo dos últimos quatro anos. Foram relatos de encontros e de eventuais divergências em decisões, mas todos fizeram questão de enfatizar o laço fraterno com o membro que deixa a Corte Eleitoral.

Servidores do TRE-SC também se pronunciaram para enaltecer o papel de Wilson Pereira Júnior no dia a dia do Tribunal. “Sempre respeitando as pessoas, respeitando as limitações. Fica um legado de amizade”, destacou o diretor-geral Daniel Sell.

O presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, lembrou de como conheceu Wilson Pereira Junior e, anos depois, o reencontrou atuando no Tribunal. O magistrado elogiou as atuações na direção da Ejesc e nos julgamentos do Pleno.

“É ágil em tudo que faz. Me cativou tantas vezes nos julgamentos que Vossa Excelência relatou no TRE. Estuda a fundo todos os casos que leva a julgamento”, discorreu o desembargador.  “Quero cumprimentá-lo, quero desejar-lhe todo sucesso do mundo em todas suas realizações”.

Wilson Pereira Junior, emocionado, agradeceu as manifestações dos juízes e dos servidores. Disse que entrar no TRE-SC foi o auge de sua carreira. “Para mim, foi o melhor prêmio”. Ele agradeceu aos servidores e colaboradores do Tribunal, como também os juízes da Corte.

Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido