Você sabe o que é zerésima? O Glossário explica

Relatório comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica, logo após ela ser inicializada

Glossário da Justiça Eleitoral

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral explica que a zerésima é o documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Esse relatório mostra que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna, de acordo com o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019.

Antes de o primeiro eleitor se dirigir à urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos já deverá ter ligado o equipamento, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, para emitir o relatório da zerésima.

O documento contém toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”.

Após a impressão da zerésima, o presidente da seção eleitoral, os mesários e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la.

Glossário

O Glossário Eleitoral explica ao cidadão mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral.

Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que revelam ao internauta a evolução do processo eleitoral brasileiro, com os aperfeiçoamentos feitos pelos Poderes constituídos ao longo do tempo.

Com o objetivo de facilitar a consulta pelo usuário, as expressões estão distribuídas no serviço em ordem alfabética.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido