Mais de 500 Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado atuam nas Eleições 2020

O trabalho dos TAVI consiste no apoio técnico à realização das eleições, atuando nos Cartórios Eleitorais

TAVIs atuando em 2018
TAVIs atuando durante o processo eleitoral de 2018

Nas eleições deste ano, 553 Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado (TAVI) estão trabalhando em todo o estado catarinense, garantindo a segurança do pleito e a preparação do processo para o dia da votação.

O trabalho dos TAVI consiste no apoio técnico à realização das eleições, atuando nos Cartórios Eleitorais. Entre as funções realizadas pelos contratados durante o período eleitoral estão o auxílio na preparação das urnas eletrônicas para o dia do pleito; o suporte na preparação dos locais de votação, realizando, entre outras tarefas, as vistorias; a inserção de informações das urnas e locais de votação em sistemas da Justiça Eleitoral; e o auxílio na revisão final das urnas eletrônicas.

Atualmente, os técnicos estão realizando a conferência patrimonial das urnas, limpeza dos equipamentos, troca de bobinas, testes exaustivos com as máquinas e carga das baterias.

Além disso, os técnicos já participaram de um curso EaD, que teve como objetivo ambientar os novos colaboradores e explicar noções básicas sobre as mídias utilizadas nas Eleições 2020, além de apresentar o conjunto de atividades a serem realizadas com as urnas eletrônicas, inclusive as etapas críticas na sua utilização.

Para atuação junto à Justiça Eleitoral os técnicos devem preencher, entre outros, os seguintes requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade, ensino médio completo, não ser filiado a partido político, residir - preferencialmente - no município de prestação do serviço e demonstrar conhecimento sobre a área de atuação.

Os Técnicos de Apoio ao Voto Informatizado possuem contrato temporário e trabalharão para a Justiça Eleitoral até o dia 20 de novembro. Caso ocorra segundo turno das eleições em Joinville, Florianópolis e/ou Blumenau, atuarão nessas cidades até 11 de dezembro de 2020.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido