Treinamento EaD para mais de 500 técnicos de apoio ao voto inicia nesta segunda-feira (28)

O curso é completamente online e autoinstrucional e está disponível na página EaD do TRE-SC

Ilustração contendo uma urna eletrônica e uma pessoa em um computador

Teve início nesta segunda-feira (28), o treinamento de mais de 500 técnicos de apoio ao voto informatizado (TAVIs) do estado de Santa Catarina. O curso EaD tem como objetivo ambientar os novos colaboradores e explicar noções básicas sobre as mídias utilizadas nas Eleições 2020, além de apresentar o conjunto de atividades a serem realizadas com as urnas eletrônicas, inclusive as etapas críticas na sua utilização.

Entre os conteúdos do curso estão a apresentação das mídias utilizadas na urna eletrônica, os aspectos das urnas, as audiências de preparação e conferência dos equipamentos e as contingências e resolução de problemas com as máquinas.

O curso é completamente online e autoinstrucional e está disponível na página EaD do TRE-SC. Os questionamentos que os TAVIs e seus supervisores tenham sobre os conteúdos abordados serão respondidos pelos próprios chefes de cartório da Zona Eleitoral em que atuarão.

O TRE-SC recomenda que todos os 553 técnicos contratados para as Eleições 2020 realizem o curso. Nesta primeira semana, o treinamento estará disponível aos técnicos de apoio ao voto informatizado que são supervisores, e a partir da próxima semana estará acessível aos demais TAVIs.

Para este ano, o curso foi atualizado com a revisão e inserção de novos vídeos. O treinamento, que já havia sido disponibilizado em 2018 como um projeto piloto, agora consta no catálogo de cursos regulares de eleições.

Entre os trabalhos realizados pelos técnicos durante o período eleitoral estão o auxílio na preparação das urnas eletrônicas para o dia do pleito; o suporte na preparação dos locais de votação, realizando, entre outras tarefas, as vistorias; a inserção de informações das urnas e locais de votação em sistemas da Justiça Eleitoral; e o auxílio na revisão final das urnas eletrônicas.

Qualquer dúvida ao inscrever-se no curso, pode ser encaminhada para o e-mail ead@tre-sc.jus.br.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido