TRE e Receita Federal destinam 50 smartphones a jovens inscritos como eleitores

Ação de cidadania será realizada no próximo dia 8 de dezembro

Ação de cidadania da campanha Meu primeiro título #BoraVotar, por meio da qual serão distribuído...

O dia 8 de dezembro será marcado pela primeira ação de cidadania resultante da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O evento está agendado para as 14h e ocorrerá na Sala de Sessões do Tribunal. O momento irá celebrar os resultados das ações da campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar, o encerramento da Semana do Jovem Eleitor e, ainda, o fechamento do biênio do juiz Rodrigo Fernandes, diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc).

Considerando o propósito da campanha em incentivar jovens de 16 e 17 anos a alistarem-se como eleitores, a ação de cidadania se dará com a destinação de aparelhos smartphones - cedidos pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis - dentre aqueles que realizaram o cadastramento eleitoral. Serão destinados 50 aparelhos em cada uma das três ações previstas: a primeira no dia 8/12/2021 e as seguintes nos dias 8/02/2022 e 8/03/2022. Participarão do evento os membros do Pleno, representantes da Receita Federal e da FIESC. Jovens filhas e filhos de servidores do TRE-SC, que já fazem parte de outras ações da campanha, também serão convidados para acompanharem todo o processo. Haverá, ainda, a transmissão ao vivo no canal do Tribunal no Youtube.

Para o Presidente do TRE-SC, Desembargador Fernando Carioni, a campanha Meu Primeiro Título #BoraVotar levou aos jovens a efetiva oportunidade de participarem como cidadãos, de fato e por direito, do processo eleitoral e político do país. “No percurso que fizemos em todo o estado buscamos despertar esse interesse, e conseguimos mostrar para eles a importância desse momento, o momento de fazer o primeiro título. E essas ações de cidadania em parceria com a Receita Federal e com a FIESC vão consumar esse trabalho, destinando a alguns desses jovens uma ferramenta - um aparelho smartphone - que contribuirá como instrumento de estudo, de trabalho e de lazer. Tenho certeza que é desta forma que podemos contribuir para a construção e o fortalecimento da nossa democracia", completa.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), juiz Rodrigo Fernandes, comemora os resultados do trabalho. “É um fechamento de mais de dois meses de campanha, e com muita alegria, porque nós observamos que houve um aumento do número de jovens inscritos como eleitores. Agora fecharemos essa primeira fase da campanha com a destinação desses 150 aparelhos smartphones dentre aqueles que fizeram o alistamento eleitoral. Eu tenho certeza que essas foram apenas as primeiras sementes plantadas e, sem dúvida alguma, até o dia 4 de maio de 2022 nós colheremos os frutos com o alistamento de muitos mais jovens. Então para mim, que estou encerrando o meu mandato no TRE-SC e na Ejesc, é uma grande alegria fazer esse fechamento coroado com o imenso sucesso que já alcançamos”. 

Cidades de Santa Catarina

A Comitiva do TRE-SC fez o lançamento regionalizado da campanha visitando 8 municípios-pólo do estado, mobilizando alunas e alunos que, mesmo tendo a inscrição e o voto facultativos, aproveitaram a oportunidade para fazer o alistamento eleitoral e, assim, garantir participação nas Eleições de 2022.

Em pouco mais de dois meses de campanha, já houve um incremento de 33% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina, o que corresponde a 4.825 novas inscrições de jovens eleitores.

Na página da campanha na internet estão todos os materiais, vídeos e matérias sobre as ações já realizadas (acesse aqui).

E no Flickr do TRE-SC estão as fotos de cada ação, que revelam a participação e todo o engajamento dos jovens na campanha. Confira: 

Lançamento da campanha - Florianópolis https://bit.ly/3jHSoBN 

Instituto Estadual de Educação - Florianópolis https://bit.ly/3ConmX2 

Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos - Joinville https://bit.ly/3CkkSch

Escola de Educação Básica Professor João Widemann - Blumenau https://bit.ly/2XSHSQA 

Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves - Chapecó https://bit.ly/3nwo2Dq 

Escola de Educação Básica São Miguel - São Miguel do Oeste https://bit.ly/31cDVHS 

Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo - Criciúma https://bit.ly/30cmFCp

Cedup Renato Ramos da Silva - Lages - https://bit.ly/3duXjmk

Escola de Educação Básica Nereu Ramos - Itajaí https://bit.ly/3G6nR9O

Os materiais também estão sendo publicados nas demais redes sociais do Tribunal: FacebookInstagramTwitterYouTube. Curta, compartilhe e #BoraVotar!

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido