#BoraVotar: 50 jovens que fizeram o título eleitoral são contemplados com smartphones

Aparelhos foram doados pela Delegacia da Receita Federal em Florianópolis

ação

Desde que a campanha Meu primeiro título #BoraVotar foi lançada em Santa Catarina, no dia 13 de setembro deste ano, “bons frutos” estão sendo colhidos por todo o estado. Se por um lado houve um crescimento de 45% no número de jovens menores de 18 anos inscritos no Cadastro Eleitoral, por outro quem fez o título de eleitor pode concorrer a 50 smartphones sorteados nesta quarta-feira (8).

A ação de cidadania só foi possível por meio da parceria firmada entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Delegacia da Alfândega da Receita Federal em Florianópolis, responsável pela doação dos aparelhos.

A ação englobou todos os jovens que até a data de hoje fizeram o alistamento e estão regulares, ou seja, constam do Cadastro Eleitoral e à época de inscrição ainda não tinham 18 anos. Ao todo, mais de 23 mil jovens de 16 e 17 anos participaram do sorteio dos celulares.

“Além de uma ferramenta de comunicação, ele servirá de forma imprescindível para os estudos”, disse o presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, ao parabenizar os contemplados.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube e acompanhado, via Google Meet, por todas as escolas sedes da ação da campanha em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Lages e Itajaí.

Todo procedimento foi auditado pelo coordenador de tecnologia, informática e comunicação da Procuradoria do Estado, Willian Savi, e o aplicativo utilizado no sorteio foi desenvolvido pelo analista de sistemas do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), Bruno Melo.

“Essa campanha está alinhada ao eixo Cidadania, comum a todas as Escolas Judiciárias Eleitorais, que visa desenvolver e incrementar projetos e ações com a finalidade de promover educação para a cidadania política. Aqui o foco de atuação é o cidadão, sobretudo aqueles que estão iniciando a vivência político-democrática”, destacou o diretor da Ejesc, juiz Marcelo Pons Meirelles.

ação

Estiveram presentes na sede do Tribunal os juízes do Pleno, Luís Francisco Delpizzo Miranda, Zany Estael Leite Júnior e Renato Boabaid; o ex-juiz da Corte, Rodrigo Fernandes; o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol; e o presidente da Conferência Americana dos Organismos Eleitorais Subnacionais para a Transparência (Caoeste), Marcelo Ramos Peregrino Ferreira.

“Foi uma satisfação pessoal ter participado desse projeto. A energia trocada nesses eventos de contato direto com os estudantes, professores e diretores de escolas, a imprensa e todos os agentes que intervieram neste processo foi algo fantástico, algo que nos estimula”, disse o procurador regional eleitoral.

“Como nós sabemos, os dados na América Latina são absolutamente assustadores. Quanto mais jovem é a população, menos crente ela é do regime democrático. Portanto, essa iniciativa vem muito em boa hora e se coaduna com todas as práticas e incentivos que a comunidade internacional tem dado para os jovens”, observou o presidente da Caoeste.

A entrega dos aparelhos será feita por representantes dos cartórios eleitorais responsáveis pelos municípios dos contemplados. Três deles receberão os smartphones das mãos do presidente do TRE-SC, em Florianópolis, a convite da Ejesc.

ação

Próximas ações

Mais 100 aparelhos serão destinados aos jovens de Santa Catarina que fizerem o alistamento eleitoral. Um lote contendo 50 celulares será sorteado no dia 8 de fevereiro, e a outra metade em 8 de março do próximo ano.

Lembrando que o fechamento do cadastro para as Eleições Gerais 2022 ocorre no dia 4 de maio.

Acompanhe tudo na página da campanha Meu primeiro título #BoraVotar . Assista ao vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação Social.

Veja também a íntegra da ação de cidadania pela qual foram destinados os smartphones. Confira as fotos do evento .

Por Jean Peverari/Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido