Dezembro Laranja: TRE adere à campanha nacional de prevenção ao câncer de pele

Vídeo mostra experiência de uma servidora aposentada que vivenciou o problema

dezembro laranja

Neste mês, o Tribunal Regional Eleitoral adere à campanha Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer da Pele, desenvolvida desde 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Um vídeo produzido pela Seção de Saúde em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC, relata a história de quem vivenciou na pele o problema.

A servidora aposentada Sônia Maria Campos, que trabalhou na Justiça Eleitoral dos 22 até os 52 anos, conta em um depoimento comovente como foi a descoberta do primeiro sinal da doença, o diagnóstico e as lições aprendidas. Ao todo foram realizados quatro procedimentos no rosto e outros três no restante do corpo.

Ela lembra que a falta de cuidado era fruto de um padrão de beleza estipulado na época e que, até hoje, traz consequências. “É como se eu tivesse armazenado um grande período de irresponsabilidade e tô colhendo os frutos disso”, diz ao informar que atualmente faz consultas periódicas para verificar qualquer lesão.

De acordo com a SBD, o câncer de pele é o tipo de maior incidência no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Se descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura. Por isso é preciso estar atento aos sinais e sintomas para garantir o diagnóstico e tratamento precoces.

“O sol é ótimo! Mas como tudo na vida, não pode ser tomado em excesso. A gente precisa buscar equilíbrio”, aconselha Sônia ao reforçar a importância dos cuidados com a pele.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido