TRE-SC comemora o engajamento de jovens na campanha Meu primeiro título #BoraVotar

Incremento no número de eleitores menores de 18 anos confirma o sucesso das ações

BV

Incentivar os jovens de 16 e 17 anos a fazer o alistamento eleitoral e, assim, engajá-los no processo político. Este é o objetivo da campanha Meu primeiro título #BoraVotar que, em pouco mais de três meses, visitou 8 cidades polos regionais, mobilizando alunas e alunos de instituições de ensino para os quais a inscrição eleitoral e o voto são facultativos.

E os resultados confirmam o sucesso das ações. Nesse período, houve um incremento de 45% no número de eleitores menores de 18 anos inseridos no Cadastro Eleitoral de Santa Catarina, o que corresponde a 7.149 novas inscrições de jovens eleitores.

bv

Além dos eventos promovidos pelo TRE-SC em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Lages e Itajaí, cartórios eleitorais do estado também realizaram ações em suas Zonas Eleitorais (ZEs).

O município de Jaraguá do Sul foi o primeiro onde a Justiça Eleitoral marcou presença na Semana Interdisciplinar de Ética e Cidadania da Escola Professor Duarte Magalhães, maior local de votação da cidade. Lá alunas e alunos foram apresentados à campanha e confeccionaram cartazes, folders, jogo online de vídeo game e até fizeram a composição de uma música sobre o tema.

Bv

Cerca de 20 km dalí, o município de Corupá também foi mobilizado pela campanha, envolvendo 180 estudantes da Escola de Educação Básica Teresa Ramos.

Segundo Ricardo André dos Santos, chefe do cartório da 87ª ZE, os jovens aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre o processo eleitoral e questionar sobre a veracidade de boatos que circulam na internet.

Todos os trabalhos foram coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc), e a Assessoria de Comunicação (Ascom/TRE-SC) participou ativamente da campanha desde o início com a criação, desenvolvimento das peças publicitárias e de divulgação – principalmente nas redes sociais – e, ainda, com a cobertura de todas as ações nas escolas.

Ação de cidadania marca o encerramento da primeira fase da campanha

Considerando o propósito da campanha em estimular jovens a alistarem-se como eleitores, o TRE-SC firmou parceria com a Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Florianópolis que fez a doação de 150 aparelhos smartphones para a campanha.

A primeira etapa da ação de cidadania aconteceu no dia 8 de dezembro, com a destinação de 50 aparelhos dentre aqueles que realizaram o cadastro eleitoral. A lista dos contemplados pode ser acessada neste link .

Ainda serão destinados mais 100 celulares em duas ações previstas para os dias 8 de fevereiro de 2022 e 8 de março do próximo ano.

Acompanhe tudo na página da campanha Meu primeiro título #BoraVotar .

Por Manoela Pinheiro

Assessoria de Comunicação Social TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido