Você sabe o que era o voto de cabresto? O Glossário explica

Conteúdo é fonte de consulta para quem busca conhecer termos da Justiça Eleitoral

Glossário Eleitoral

Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro explica que o voto de cabresto era aquele em que o eleitor escolhia um candidato por determinação de um chefe político ou cabo eleitoral. Muitas vezes, o cidadão nem sabia exatamente em quem votava. Por isso, era denominado “eleitor de cabresto”.

Ou seja, o “eleitor de cabresto” era aquela pessoa que votava não de acordo com a sua consciência ou preferência política, mas estritamente com base nas instruções e ordens dadas por um “cabo eleitoral” ou “chefe político” local.

Esses eleitores eram transportados para os chamados “currais eleitorais”, onde eram alimentados e festejados, e de onde somente saíam na hora de depositar o voto na seção eleitoral.

O serviço

O Glossário esclarece mais de 300 expressões utilizadas nas instâncias da Justiça Eleitoral. O serviço contém conceitos, informações históricas e referências doutrinárias sobre a evolução do processo eleitoral e das eleições no país.

As expressões do Glossário abrangem diversos temas do universo eleitoral e estão distribuídos em ordem alfabética para facilitar a pesquisa.

Fonte: TSE

Últimas notícias postadas

Recentes