Desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz é empossado como juiz do Pleno do TRE-SC

Na mesma solenidade foram empossados o juiz federal Sebastião Ogê Muniz, na classe Juiz Federal; e a advogada Ana Cristina da Rosa Grasso, na classe Jurista, como juízes substitutos

TRE-SC IMPRENSA Posse juízes

Em solenidade restrita, na tarde desta quinta-feira (21) foram empossados o novo juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz , na classe de juiz federal, e os juízes substitutos do Pleno: o juiz federal Sebastião Ogê Muniz, na classe Juiz Federal; e a advogada Ana Cristina da Rosa Grasso, na classe Jurista. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do youtube do TRE-SC.

Por medidas sanitárias de combate à pandemia da Covid-19, na sala do Pleno, entre as autoridades, apenas o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Fernando Carioni, o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, e os empossados. Os demais integrantes do Pleno, autoridades e convidados participaram por videoconferência.

O desembargador federal e ex-juiz do Pleno, Celso Kipper, no qual o desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz substituiu, foi o responsável por dar boas vindas ao magistrado. “O colega Paulo Afonso Brum Vaz alia ampla experiência na magistratura com a atividade acadêmica intensa”, disse.

Com críticas a divulgação de falsa informação, as chamadas “Fake News”, em especial as não provadas alegações de fraudes no sistema de voto eletrônico no Brasil, Celso Kipper disse que o novo juiz do TRE-SC será combativo. “Jurista humanista que é Paulo Afonso tem consciência que o papel dos Tribunais Regionais Eleitorais é desmitificar e proibir essas mentiras e julgar seus responsáveis. Por tudo isso, ganha o TRE um juiz inteligente, experiente, verdadeiro humanista”, pontuou.

Em seu discurso de posse, o desembargador falou dos desafios e apontou que diante das tentativas de desestabilização das instituições a “Justiça Eleitoral se mantém integra, soberana em seus princípios, propósitos e na intangibilidade dos seus avançados processos tecnológicos, como é a votação eletrônica”, declarou.

“Tenho consciência que os nossos desafios são imensos e o nosso papel é fundamental para manutenção da estabilidade democrática pela mão do Direito, pela via da ética e pela via da moral”, afirmou o novo juiz do Pleno.

Em seguida foram empossados os juízes substitutos: juiz federal Sebastião Ogê Muniz, na classe Juiz Federal; e a advogada Ana Cristina da Rosa Grasso, na classe Jurista. Ambos fizeram um breve discurso sobre os desafios da função e enalteceram o papel da Justiça Eleitoral na democracia.

O presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, fez um discurso rápido onde agradeceu o ex-juiz do Pleno, Celso Kipper, e desejou sucesso e boas vindas aos novos integrantes. “Cumprimento o empossado (Paulo Afonso Brum Vaz). Desejo todo sucesso e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, disse. Ele ainda destacou a presença da nova juíza substituta que servirá para sensibilizar da participação das mulheres na política.

Por Assessoria de Comunicação do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido