TRE-SC aprova Plano Estratégico institucional para o ciclo 2021-2026

Medida institui indicadores de desempenho, metas e iniciativas estratégicas

Plano

Na sessão do dia 5 de julho, realizada por videoconferência, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovaram a Resolução nº 8.036/2021, que dispõe sobre o Plano Estratégico do TRE-SC para o período de 2021 a 2026.

Trata-se de um instrumento que atende ao disposto na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça e permite avaliar a gestão do Tribunal sob os seguintes aspectos: missão, visão de futuro e valores estratégicos. A avaliação é feita através do monitoramento da execução de iniciativas estabelecidas para auxiliar o alcance dos objetivos traçados.

“O alinhamento é pressuposto do planejamento estratégico entre órgãos integrantes de um mesmo sistema, e no Poder Judiciário não é diferente”, explicou o assessor de planejamento estratégico e eleições do TRE-SC, Augusto Campos.

O novo conjunto de indicadores de desempenho para os próximos anos contempla diversas perspectivas de resultados para a sociedade, como a garantia dos direitos políticos, promoção da ética, integridade e enfrentamento aos ilícitos eleitorais, bem como o fortalecimento da segurança, transparência e credibilidade do processo eleitoral.

O Plano também prevê iniciativas que versam sobre a agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, aperfeiçoamento da governança e gestão e a promoção da sustentabilidade.

Também há metas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas e da gestão orçamentária e financeira, além do fortalecimento da estratégia de Tecnologia da Informação, Comunicação e Proteção de Dados.  

O planejamento institucional foi constituído de forma participativa, com a realização de consulta pública junto a magistradas e magistrados, integrantes do Ministério Público, servidoras e servidores e todas as pessoas que atuam profissionalmente na Justiça Eleitoral catarinense.

“As iniciativas estratégicas dão origem a atividades do dia-a-dia nas Zonas Eleitorais e nas unidades, e nossa Missão e Visão servem para orientar todos os passos da organização, sempre que atuamos para garantir a legitimidade do processo eleitoral e fortalecer a democracia”, ressaltou Augusto Campos.  

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Acesse:

RESOLUÇÃO N. 8.036, DE 5 DE JULHO DE 2021.

RESOLUÇÃO N. 7.975, DE 4 DE ABRIL DE 2018.

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido