Eleições Petrolândia: começa votação para escolha do novo prefeito

Pleito termina às 17h deste domingo (13)

eleições

Os moradores de Petrolândia/SC começaram a escolher, na manhã deste domingo (13), os novos prefeito e vice-prefeito do município. No total, 5.189 eleitoras e eleitores estão aptos a votar no pleito suplementar. A votação segue até às 17h obedecendo as normas de vigilância sanitária.  

O bom exemplo de cidadania começou com os mais antigos que, apesar de não serem mais obrigados a votar, fazem questão de participar da escolha dos novos dirigentes da cidade. “Acho importante votar, é o dever do brasileiro”, disse Terezinha Vigger Velho de 78 anos. “Eu voto porque eu gosto”, afirmou Heleno da Silva de 81 anos.

Quem também chegou cedo em um dos colégios onde ocorre a eleição é o advogado Felipe Maciel França, que integra a Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). “É necessário nós averiguarmos como funciona a votação eletrônica, embora ainda temos pessoas que desconfiem do sistema. Então, se faz necessário estar acompanhando e demonstrando, uma vez mais, a integridade da nossa urna eletrônica”, considerou.

A Auditoria de Funcionamento também é acompanhada de perto por observadoras e observadores internacionais, observadores mirins e autoridades judiciais, além de contar com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube durante todo o procedimento.

Além dessa auditoria, também foi realizada outra para verificar a autenticidade e integridade dos sistemas da urna eletrônica, na seção eleitoral nº 77. Antes de iniciar a votação, a checagem pública comprovou que estão instalados na urna os sistemas oficiais da Justiça Eleitoral.

Até o momento, nenhuma das 11 urnas utilizadas para a eleição precisou ser substituída por outra de contingência. Também não houve qualquer ocorrência de prática de crime eleitoral.

A tranquilidade marcou as primeiras horas de votação, conforme relatou o juiz da 39ª Zona Eleitoral de Ituporanga, Rodrigo Vieira de Aquino.

“Os eleitores estão comparecendo, todos os protocolos estão sendo seguidos, não verificamos a princípio aglomeração indevida, a legislação está sendo cumprida e a eleição está transcorrendo na sua plena normalidade, garantindo que as pessoas com segurança consigam exercer o direito ao voto”, constatou.

Quem atua como mesário há 37 anos reconhece a importância de contribuir para o processo eleitoral. “Aos 18 fiz o meu título e fui convocado para trabalhar como presidente de seção e continuo até hoje trabalhando nas eleições. Eu sempre prestei o meu trabalho em prol da democracia”, afirmou o mesário Ari Felipe.

Confira as fotos da manhã de votação no Flickr do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Leia mais:

12.06.2021 - Eleições Petrolândia: sorteio define urnas que serão auditadas

11.06.2021 - Eleições Petrolândia: participação política do jovem encerra debates em evento

11.06.2021 - Eleições Petrolândia: EJESC realiza evento sobre integridade eleitoral

10.06.2021 - Eleições Petrolândia: Corte Eleitoral recebe grupo de observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: acompanhe a programação dos observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: conheça o teste de integridade da urna eletrônica

08.06.2021 - Eleições Petrolândia: confira o calendário da reta final de campanha

01.06.2021 - Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

21.05.2021 - EJESC realiza palestra sobre Observação Eleitoral na próxima terça-feira (25)

19.05.2021 - Observadores internacionais acompanharão eleições suplementares de Petrolândia/SC

14.05.2021 - Saiba como são realizadas as eleições suplementares

13.05.2021 - Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

14.04.2021 - Pleno do TRE-SC marca novas eleições em Petrolândia

Veja os vídeos produzidos pelo TSE:

Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido