Eleições Petrolândia: participação política do jovem encerra debates em evento

Em parceria com a EJESC, TRE-SC realiza evento sobre Integridade Eleitoral

 Em parceria com a EJESC, TRE-SC realiza evento sobre Integridade Eleitoral

Na tarde desta sexta-feira aconteceu o evento Integridade Eleitoral: Observação das eleições suplementares de Petrolândia, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), onde foram discutidos os temas processo eleitoral informatizado: sistema de prestação de contas eleitorais e a participação política do jovem.

A painelista Denise Goulart Schlickmann, secretária de controle interno e auditoria do TRE-SC, iniciou exemplificando o processo eleitoral e como funciona o sistema de prestação de contas eleitorais, afirmando que a transparência é o meio mais eficaz de coibir erros. 

“Hoje nós temos um sistema eletrônico informatizado de prestação de contas que nos permite aferir de uma maneira mais técnica, precisa e completa a legalidade ou não do financiamento de uma campanha eleitoral, o chamado SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitoral)” destacou.

No painel final do evento, que teve a coordenação do juiz Zany Estael Leite Júnior, ouvidor do TRE-SC, ressaltou-se a necessidade de uma participação maior dos jovens na política.

O tema foi debatido pelos painelistas Valentina Cuevas, coordenadora de Programas de Promoção Democrática e do Observatório Legislativo de Cuba, da Demo Amlat, Nicolas Ernesto Noyola Mendoza, coordenador nacional do Fórum Nacional de Cidadãos das Américas, e Eduardo Mauricio Helbing, vereador mirim de Arabutã-SC. 

No sábado (12), as observadoras e observadores internacionais participarão do sorteio das urnas eletrônicas que serão submetidas à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados e à auditoria de funcionamento em condições normais de uso. O sorteio acontece às 15h no Colégio Estadual Hermes Fontes, em Petrolândia.

No domingo (13), participarão da eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Petrolândia-SC, com acompanhamento do procedimento de verificação da integridade dos sistemas da urna da seção sorteada, dos procedimentos iniciais das seções eleitorais, visita aos locais de votação e dos trabalhos de encerramento da votação e totalização. 

O evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube, ficará também gravado para consulta (playlist Petrolândia).

Confira as fotos do evento no Flickr do TRE-SC e o vídeo do evento através do link.

Por Sylvia Weidemann/Maria Heloísa Vieira

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Leia mais:

11.06.2021 - Eleições Petrolândia: EJESC realiza evento sobre integridade eleitoral

10.06.2021 - Eleições Petrolândia: Corte Eleitoral recebe grupo de observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: acompanhe a programação dos observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: conheça o teste de integridade da urna eletrônica

08.06.2021 - Eleições Petrolândia: confira o calendário da reta final de campanha

01.06.2021 - Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

21.05.2021 - EJESC realiza palestra sobre Observação Eleitoral na próxima terça-feira (25)

19.05.2021 - Observadores internacionais acompanharão eleições suplementares de Petrolândia/SC

14.05.2021 - Saiba como são realizadas as eleições suplementares

13.05.2021 - Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

14.04.2021 - Pleno do TRE-SC marca novas eleições em Petrolândia

Veja os vídeos produzidos pelo TSE:

Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido