Eleições Petrolândia: sorteio define urnas que serão auditadas

Equipamentos serão checados durante a votação oficial no domingo (13)

foto principal

As duas urnas que serão submetidas à auditoria nas eleições suplementares de Petrolândia/SC foram sorteadas na tarde deste sábado (12). A cerimônia pública foi realizada na Escola Hermes Fontes, um dos locais de votação no pleito que ocorre neste domingo (13).

O sorteio foi feito na presença de juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), observadoras e observadores internacionais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, policiais militares, observadores mirins, professoras, estudantes e público em geral.

O presidente do TRE-SC ressaltou a importância da participação da sociedade no processo de auditagem do sistema eleitoral brasileiro. “Para os cidadãos terem tranquilidade do exercício do voto, do exercício da cidadania e de escolher seus representantes municipais com segurança”, destacou o desembargador Fernando Carioni.

Duas urnas foram sorteadas, sendo que uma será submetida à auditoria de funcionamento em condições normais de uso (seção eleitoral n.83), e a outra será auditada mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas (seção n.77). Cada etapa do sorteio foi registrada por câmeras e transmitida ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube.

Após a definição das seções que terão os equipamentos checados, alunas e alunos voluntários da rede estadual de ensino preencheram cédulas de papel que foram depositadas em uma urna de lona lacrada pelo Juízo Eleitoral e que foi guardada pela autoridade policial, juntamente com a primeira urna eletrônica sorteada. Esse material será utilizado na auditoria de funcionamento sob condições normais de uso no domingo, durante a votação oficial.

Os estudantes aprovaram a experiência. “Acho importante para que futuramente a gente entenda um pouco mais sobre a política, eleições e também como votar”, disse a aluna Rebeca Carvalho Schutz. “A gente ainda não vota, mas quando votarmos vamos ter uma consciência melhor para escolher o candidato”, completou o aluno Gustavo Nienckotter.

“Sabemos que o voto é um exercício de cidadania, e a gente enquanto escola procura passar para eles a importância de ser cidadão e de se discutir política a todo momento”, avaliou a professora Joelma Pickler.

No dia da eleição (13), cada voto depositado pelos estudantes voluntários será lido e digitado na urna eletrônica sorteada por advogados indicados pela OAB/SC, bem como em um computador de apoio. No final será feita a comparação entre os resultados dos votos manuais e eletrônicos para comprovar a segurança do sistema eletrônico. “Isso celebra a garantia de que voto dado é voto computado”, afirmou o secretário da Comissão de Auditoria, Gonsalo Agostini Ribeiro.

A segunda urna sorteada será auditada também no domingo, mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que ocorrerá no ambiente da própria seção eleitoral sorteada, antes do início da votação. Trata-se de mais um procedimento público para comprovar que estão instalados na urna os sistemas oficiais da Justiça Eleitoral.

A audiência pública foi realizada respeitando os protocolos de segurança sanitária, em razão da pandemia da Covid-19.

Confira as fotos da cerimônia de sorteio das urnas no Flickr do TRE-SC.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Leia mais:

11.06.2021 - Eleições Petrolândia: participação política do jovem encerra debates em evento

11.06.2021 - Eleições Petrolândia: EJESC realiza evento sobre integridade eleitoral

10.06.2021 - Eleições Petrolândia: Corte Eleitoral recebe grupo de observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: acompanhe a programação dos observadores internacionais

09.06.2021 - Eleições Petrolândia: conheça o teste de integridade da urna eletrônica

08.06.2021 - Eleições Petrolândia: confira o calendário da reta final de campanha

01.06.2021 - Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

21.05.2021 - EJESC realiza palestra sobre Observação Eleitoral na próxima terça-feira (25)

19.05.2021 - Observadores internacionais acompanharão eleições suplementares de Petrolândia/SC

14.05.2021 - Saiba como são realizadas as eleições suplementares

13.05.2021 - Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

14.04.2021 - Pleno do TRE-SC marca novas eleições em Petrolândia

Veja os vídeos produzidos pelo TSE:

Eleições de Petrolândia terão auditoria de urnas eletrônicas

Petrolândia terá nova eleição municipal no dia 13 de junho

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido