Clica e Confirma comemora os 25 anos da urna eletrônica

Equipamento trouxe mais agilidade e segurança às eleições brasileiras

Equipamento trouxe mais agilidade e segurança às eleições brasileiras

Já está no ar mais uma edição do Clica e Confirma, o podcast da Justiça Eleitoral. O episódio 46 inaugura uma série especial sobre os 25 anos da urna eletrônica brasileira. Desde a implantação do equipamento, nas Eleições de 1996, os eleitores passaram a votar com segurança e agilidade. “Havia fraudes na contagem, havia votos que desapareciam”, lembra o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O programa destaca a evolução da urna eletrônica ao longo desses 25 anos, como o uso dela por 100% do eleitorado em 2000, as primeiras eleições com identificação por meio da biometria em 2008 e mais opções de acessibilidade em 2020.

podcast também mostra que, como a urna eletrônica era uma novidade em 1996, os eleitores precisaram aprender a votar pelo novo modelo. Para isso, foi feito um vídeo na época com o ator Gilberto Torres, ensinando a usar o equipamento. Para lembrar a campanha, o episódio traz uma entrevista com Gilberto. O ator fala da gravação e de curiosidades que marcaram aquele momento.

O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Rimack Souto. Você pode ouvir o podcast na plataforma de áudio Spotify e no Portal do TSE.

PN/LC, DM

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido