Desembargador Fernando Carioni é eleito novo presidente do TRE-SC

Desembargador Fernando Carioni é eleito novo presidente do TRE-SC

Print da sessão

O desembargador Fernando Carioni foi eleito, por unanimidade, novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em votação realizada na sessão virtual do Pleno desta quarta-feira (17). Na mesma sessão, os juízes da Corte elegeram o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann como vice-presidente e corregedor do TRE-SC.

O desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann havia sido eleito pelo Pleno do TJSC no início da tarde desta quarta-feira (17) para compor a Corte do TRE-SC, na classe dos desembargadores. A votação realizada no Tribunal Eleitoral determinou qual magistrado irá ocupar a Presidência e qual ocupará a Vice-Presidência da Justiça Eleitoral catarinense até 2022.

Na mesma sessão do TJSC, foi eleito o juiz Jefferson Zanini para o cargo de juiz substituto do TRE-SC, categoria Juiz de Direito.

A eleição no TRE-SC foi realizada por meio de um sistema eletrônico, viabilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, e que já havia sido testado pela Associação dos Magistrados Catarinenses na eleição de órgãos diretivos da entidade.

Após receber os cumprimentos do atual presidente da Corte, des. Jaime Ramos, que parabenizou os colegas e deu as boas-vindas ao des. Leopoldo Augusto Brüggemann, o desembargador Fernando Carioni agradeceu aos demais membros do Pleno enfatizando: “terei no amigo des. Leopoldo uma tranquilidade de levar e elevar cada vez mais os destinos da Justiça Eleitoral catarinense, que a todo ano que passa recebe infinitos elogios pelo desenvolvimento dos trabalhos aqui realizados. Teremos a responsabilidade de conseguir elevar cada vez mais os destinos da nossa Justiça Eleitoral como exemplo à nossa nação”.

O desembargador Fernando Carioni foi empossado como desembargador do TJSC, na vaga destinada ao quinto constitucional, em fevereiro de 2002. Desde março de 2020, o magistrado é vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC.

Em sua fala, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann cumprimentou os membros da Corte e ressaltou: “minha emoção é muito forte neste momento, pois estou retornando para o TRE-SC. Fico muito contente de estar aqui com os senhores, é um grande prazer servir à Justiça Eleitoral e estou à disposição de todos”.

O desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann foi membro do Pleno do TRE-SC entre 2010 e 2012 na categoria Juiz de Direito. Também foi juiz eleitoral na 25ª ZE de Porto União, 94ª ZE de Chapecó, 3ª ZE de Blumenau e 13ª ZE de Florianópolis.

Os demais membros do Pleno e o procurador regional eleitoral também manifestaram desejos de sucesso ao novo presidente e vice.

Os eleitos tomarão posse em 16 de abril de 2021.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido