Ex-juiz do Pleno do TRE-SC integra missão de observação eleitoral em El Salvador

Na ocasião, o jurista Marcelo Peregrino promoveu contato entre ONGs e a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina

Ex-diretor da EJESC palestrando
À esquerda, ex-diretor da EJESC, juiz Marcelo Peregrino

A convite da Transparencia Electoral America Latina - instituição que trabalha com pesquisa e capacitação envolvendo a temática eleitoral -, o ex-juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), Marcelo Peregrino, participou, no último domingo (28), de uma missão pela transparência eleitoral no pleito legislativo ocorrido em El Salvador. Durante sua permanência no país, o jurista iniciou as tratativas para uma aproximação de instituições com a EJESC, atualmente dirigida pelo juiz do Pleno do TRE-SC, Rodrigo Fernandes.

Em entrevista coletiva concedida no sábado (27), Marcelo Peregrino e a especialista americana em matéria eleitoral, Ann Ravel, foram apresentados por Gustavo Amaya, diretor do Centro de Capacitación y Promoción de la Democracia (CECADE), como os líderes da missão que contou com mais de 50 observadores, com intuito de fiscalizar e garantir eleições justas e transparentes no país. “A democracia precisa ser cuidada. Sou otimista e acredito que os processos eleitorais estão se consolidando. Esperamos que em El Salvador se repita”, afirmou Peregrino.

O CECADE é um órgão que desenvolve um trabalho com enfoque no processo da construção do estado democrático de direito e do combate da exclusão social. A Associação sem fins lucrativos é bastante reconhecida em El Salvador por atuar no incremento da participação cidadã de jovens, com projetos similares aos desenvolvidos pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina. Nesse sentido, “a ideia é firmarmos um convênio para a internacionalização de alguns estudos. Como temos um projeto de cidadania nas escolas, o Voz e Vez, talvez possamos estabelecer alguma parceria nesta área, pois o foco deles são os jovens. Será uma excelente oportunidade de expansão de pesquisa e estudos”, afirmou o diretor da EJESC, Rodrigo Fernandes, após reunião por videochamada com representantes do CECADE.

Já a Transparencia Electoral - que conta com uma escola de capacitação em temas eleitorais -, irá se reunir em breve, através de seus diretores Leandro Querido e Jesús Delgado Valery, com a Escola Judiciária Eleitoral catarinense.

Por Jairo Grisa
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido