TSE encerra série de diálogos virtuais com debate sobre gênero

A filósofa Djamila Ribeiro e a professora Jaqueline de Jesus são as convidadas

A filósofa Djamila Ribeiro e a professora Jaqueline de Jesus são as convidadas

Termina nesta sexta-feira (26), às 15 horas, o Mulheres Debatemlives especiais promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante todo esse mês de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na última edição, o tema a ser debatido é gênero. Atualmente se discute muito sobre igualdade de gênero, ideologia de gênero e identidade de gênero, entre outros pontos relacionados ao termo. Mas, o amplo significado do conceito não é conhecido por todos. 

Para falar sobre o assunto, a jornalista Petria Chaves receberá a filósofa Djamila Ribeiro e a professora Jaqueline de Jesus. A abertura do evento, transmitido ao vivo no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, fica por conta do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

A série de diálogos, realizados sempre de forma virtual, é organizada pela Comissão TSE Mulheres, que tem como objetivo incentivar a participação feminina na política e na Justiça Eleitoral. Os debates promovidos abordaram a igualdade, a violência e a liderança no universo feminino, com a participação de personalidades importantes do Brasil.

Petria Chaves confessou que, ao se aproximar a data do último bate-papo, já está sentindo falta, por antecipação, dos encontros, “que foram tão mágicos, potentes e profundos, de muita conexão com mulheres incríveis e inspiradoras”.

Segundo ela, nesse momento de crise que o mundo passa, especialmente o Brasil, o que mais as pessoas precisam são palavras e ações construtivas. “Acredito que esses encontros ajudaram a fomentar esse pensamento sobre a construção do futuro que todos queremos. Para isso, é fundamental a visão das mulheres e dessas mulheres maravilhosas que passaram pelos bate-papos. É assim, com muita reflexão e palavras construtivas e potentes que vamos construir um país melhor. Parabéns para todas as envolvidas, para a Comissão TSE Mulheres e para o ministro Barroso por abrir esse espaço importantíssimo”, disse.

Sobre as convidadas

Djamila Ribeiro, escritora, filósofa e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), se tornou uma das principais vozes no combate ao racismo. Mestre em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colunista do jornal Folha de S.Paulo, coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen. É autora de “O que é lugar de fala” (2017), “Quem tem medo do feminismo negro?” (2018) e “Pequeno Manual Antirracista” (2019).

Jaqueline de Jesus é professora de Psicologia no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ), doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Suas pesquisas têm como foco as áreas de gestão da diversidade, trabalho, identidade social e movimentos sociais, com ênfase em gênero e feminismo, orientação sexual e cor/raça. Primeira transexual a entrar para o doutorado na UnB, é autora de diversas publicações, dentre elas o livro "Transfeminismo: Teorias e Práticas" (2014).

Anote na agenda: O encontro sobre gênero acontece nesta sexta, dia 26 de março, às 15 horas, no canal do YouTube da Justiça Eleitoral.

MM/CM

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido